Tribunal de Justiça recebe oito novos desembargadores
Emoção e realização pessoal e profissional foram a tônica da cerimônia de posse de oito magistrados alçados ao maior posto da magistratura paulista, o de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. O evento ocorreu hoje (30) no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, sede do Judiciário estadual.
Foram promovidos os desembargadores Walter Cesar Incontri Exner, Dácio Tadeu Viviani Nicolau, Carlos Eduardo Pachi, Edison da Silva Martins Pinto, Alberto Marino Neto, Oscild de Lima Júnior, Alex Tadeu Monteiro Zilenovski e Osvaldo Palotti Júnior. Eles foram recepcionados pela mesa de honra, composta pelo presidente do TJSP, Ivan Sartori; o vice-presidente, José Gaspar Gonzaga Franceschini; o corregedor-geral da Justiça, José Renato Nalini; o presidente da Seção de Direito Criminal, Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o presidente da Seção de Direito Privado, Antonio José Silveira Paulilo; o orador em nome do Tribunal para a cerimônia, desembargador José Joaquim dos Santos; o secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes; o subprocurador-geral de Justiça de Relações Externas, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa; e o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, representando o governador Geraldo Alckmin e a secretária Eloisa de Sousa Arruda.
O desembargador José Joaquim dos Santos discursou em nome do Tribunal de Justiça. Ele exaltou as qualidades morais e intelectuais dos homenageados, assim como os incontáveis momentos de solidão e abnegação a que são submetidos e que são próprios da carreira de magistrado. “Tais qualidades traduzem a riqueza maior que é o merecimento desse momento mágico e único. A posse de Vossas Excelências, estejam certos, passa a compor a história deste Tribunal e marca, por conta da moldura ética e dos predicamentos morais e profissionais que ornamentam o currículo de cada qual, a festiva data de hoje”, declarou.
Em seguida, Dácio Tadeu Viviani Nicolau falou em nome dos empossandos e teceu diversos agradecimentos. “Renovamos, nesta data, o compromisso de trabalhar com dedicação e seriedade e tentar vencer o angustiante desafio de produzir cada vez mais, sem comprometer a segurança e a justiça desses julgamentos.”
No encerramento do evento, o presidente Ivan Sartori manifestou a satisfação de ver os novos desembargadores atingirem o mais alto degrau do Tribunal de Justiça de São Paulo e falou do respaldo dado por suas famílias no decorrer da carreira. “Sabemos do esforço das famílias nesse processo, porque eles são privados, muitas vezes, do convívio familiar, por conta da grande quantidade de trabalho”, afirmou. Sartori também ressaltou os esforços da atual administração da Corte no sentido de facilitar o trabalho de magistrados, desembargadores e servidores, entre eles a uniformização dos sistemas de informática e a reforma dos prédios pertencentes ao Tribunal e a aquisição de outros, necessários ao atendimento da demanda processual.
Também compareceram à cerimônia de posse a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo, Silvia Helena Furtado Martins; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb, representando o presidente da instituição; o reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Dirceu de Mello; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Armando Sérgio Prado de Toledo; o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, representando o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem); o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis e vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), desembargador Álvaro Augusto dos Passos, representando o presidente do instituto; a presidente do capítulo brasileiro da Associação Internacional de Mulheres Juízas (AIMJ), desembargadora Maria Cristina Zucchi; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Álvaro Lazzarini; o diretor da Associação Paulista do Ministério Público, procurador de Justiça Luiz Fernando Rodrigues Pinto Júnior, representando o presidente da entidade; o secretário-geral da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Braz Martins Neto, representando o presidente da instituição; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas; o corregedor do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Roberto Braguim; o chefe da assessoria policial civil do TJSP, delegado Fabio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de polícia; e o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim, além de magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores, amigos e familiares dos novos desembargadores.
CURRÍCULOS
Walter Cesar Incontri Exner – Natural de São Paulo, nascido a 15 de março de 1960. Tornou-se bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na turma de 1983. Ingressou na magistratura como juiz substituto nomeado para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Americana, em 1985. Em 2006, tomou posse no cargo de juiz substituto em 2º Grau.
Dácio Tadeu Viviani Nicolau – Nascido em São Paulo, em 31 de outubro de 1960. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1984. Em 1985 ingressou na magistratura paulista como juiz substituto para a 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Foi promovido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2006.
Carlos Eduardo Pachi – Nasceu em São Paulo, em 17 de fevereiro de 1960. Tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1982. Ingressou na magistratura como juiz substituto da 54ª Circunscrição Judiciária, com sede em Amparo, em 1985. Tornou-se juiz substituto em 2º Grau em 2006.
Edison da Silva Martins Pinto – Nascido em São Paulo, em 29 de setembro de 1957. Colou grau no curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1986. Ingressou na magistratura como juiz substituto da 48ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guaratinguetá, em 1987. Foi promovido a juiz substituto em 2º Grau em 2006.
Alberto Marino Neto – Paulistano, nasceu em 18 de junho de 1954. Colou grau na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1980. Ingressou na magistratura como juiz substituto da 21ª Circunscrição Judiciária em 1985. Tornou-se juiz substituto em 2º Grau em 2006.
Oscild de Lima Júnior – Nasceu em São Paulo, em 29 de janeiro de 1955. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1978. É magistrado desde 1986, quando ingressou na carreira como juiz substituto para a 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Em 2007, tornou-se juiz substituto em 2º grau.
Alex Tadeu Monteiro Zilenovski – Nascido em Fernandópolis (SP), em 3 de dezembro de 1958. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1983. Ingressou na magistratura em 1986, como juiz substituto da 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Em 1998, foi promovido para a 11ª Vara Criminal Central da Comarca de São Paulo (entrância especial).
Osvaldo Palotti Júnior – Paulistano, nasceu em 11 de julho de 1958. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1981. Teve ingresso na magistratura em 1983, como juiz substituto da 36ª Circunscrição Judiciária, sediada em Araçatuba. Tornou-se juiz substituto em 2º grau em 2007.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC e GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br