Secretaria da Saúde promove palestra sobre saúde masculina
A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (16) a primeira fase do Programa Saúde do Homem, com a palestra do médico pneumologista Chin An Lin, professor, colaborador e médico assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que falou sobre o tema “Saúde e Qualidade de Vida no Universo Masculino”. O evento ocorreu no auditório do prédio dos gabinetes da Seção de Direito Público (Gade MMDC) e teve ampla presença de servidores e magistrados.
Lin abordou a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas na prevenção de doenças, inclusive as próprias do homem, como a disfunção erétil. O consumo regular de vegetais, legumes, carnes magras (aves e peixes) e de óleos de origem vegetal, como o de linhaça e azeites – explicou o palestrante –, proporciona os nutrientes necessários que garantem boa qualidade de vida e limita o aparecimento de problemas decorrentes do avanço da idade, como perda de massa óssea, demência e Alzheimer.
“O alto consumo de fibras leva à diminuição de 22% da mortalidade de todas as causas de doenças”, enfatizou o médico. Encontradas em alimentos como frutas, cenoura, grãos e verduras diversas, as fibras não são digeridas pelo organismo e são fundamentais para limitar a absorção de gordura. “Elas ainda reduzem em até 50% o risco de doenças cardiovasculares, protegem do risco de diabetes e diminuem o nível de glicose no sangue de diabéticos.”
O público presente ao evento também foi alertado dos danos decorrentes do consumo excessivo de sódio e gordura saturada. Lin afirmou que o corpo humano necessita apenas de seis gramas diários de cloreto de sódio, encontrados naturalmente nos alimentos. O acréscimo de sal com o intuito de melhorar o sabor da comida pode implicar o surgimento de hipertensão arterial, por exemplo. Já a gordura saturada, presente na carne vermelha e em alimentos fritos, está associada a casos de demência e outros males de origem neurológica.
No entanto, como diria a máxima “Nem só de pão vive o homem”, a boa saúde não é resultado apenas do consumo de bons alimentos, mas também da prática de atividades físicas e – por que não – de uma conduta espiritual positiva. Segundo Lin, atividades aeróbicas, como caminhada, durante 30 minutos e três vezes por semana são suficientes para prevenir doenças do coração e cânceres (menos o de pele, em razão da exposição do corpo ao ar livre), melhorar a diabetes e a disfunção erétil. “Também já foi provado que a pessoa adepta de uma prática espiritual é mais resistente a más notícias. Pessoas assim que têm um câncer terminal conseguem lidar com a doença com mais tranquilidade e manter uma qualidade de vida melhor”, afirmou.
Ao final da palestra, os homens presentes foram recepcionados por uma equipe de enfermagem do Tribunal para medição da circunferência abdominal, pressão arterial, peso e altura. Após, foi feito agendamento de horário para realização de exames de sangue nos próximos dias 23 e 24, no Fórum João Mendes Jr, etapa que constitui a segunda fase do programa, que se encerra com a marcação de consulta médica para entrega dos resultados dos exames.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br