Professores japoneses visitam prédios do TJSP
Professores de Direito de universidades japonesas que estão no Brasil para proferir palestras na Faculdade de Direito do Largo São Francisco visitaram hoje (20) duas unidades do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Yukiko Hasede, da Universidade Gakushuin; Yoshimitsu Aoyama, da Universidade Meiji; Yasuo Hasede, da Universidade de Tóquio, e Massayuki Satoh, diretor do Centro de Resolução de Disputas Automotivas de Tóquio, acompanhados pelo professor da USP, Masato Ninomiya, estiveram pela manhã no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital. O juiz Ricardo Pereira Júnior, coordenador do Centro, e o desembargador aposentado Kazuo Watanabe, mostraram as instalações e explicaram o funcionamento da conciliação no Brasil.
O Cejusc da capital foi inaugurado em novembro do ano passado e recebe demandas pré-processuais (ou seja, casos que ainda não chegaram ao Poder Judiciário) das áreas cível e de família. As partes procuram o local para uma tentativa de acordo e as audiências de conciliação e mediação ficam a cargo de pessoas devidamente capacitadas, sob a orientação e supervisão de um juiz coordenador.
Após o almoço, o grupo visitou o Fórum Hely Lopes Meirelles, prédio que abriga as varas da Fazenda Pública da capital, as varas de Acidentes do Trabalho, o Juizado Especial da Fazenda Pública e o Setor de Execuções Contra as Fazendas. A comitiva foi recebida pelos juízes Marcus Onodera, Simone Casoretti e Valentino Andrade.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)