Estudantes da PUC-SP participam de Júri Simulado no Palácio da Justiça
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu hoje (31) estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que participaram de um júri simulado, no salão do júri do Palácio da Justiça. Cerca de 90 alunos do segundo semestre do Curso de Direito estiveram presentes, sob orientação da professora doutora Silvia Carlos da Silva Pimentel.
O júri simulado foi uma adaptação dos fundamentos os fatos apresentados no livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas”. A publicação conta a história dos exploradores de cavernas, em que cinco integrantes de uma organização amadorística ficaram presos ao fazerem uma escavação que provocou um desmoronamento. Quando ficaram sem mantimentos fizeram um acordo: quem perdesse na sorte, entre os cinco, teria sua vida tirada para servir de alimento aos demais, para que não morressem na inanição. Ao serem resgatados, descobriu-se o acordo. Os sobreviventes foram processados e condenados à morte pela forca.
Ao final da sessão, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, professor da Universidade, prestigiou o grupo. “O Tribunal de Justiça está honrado com a presença de vocês. Quero parabenizar a turma e dizer da importância da vocação, para que se consiga satisfação pessoal. Aproveitem a vida universitária, procurem participar da vida acadêmica, para contribuir a solidez da atividade profissional”, proferiu.
Após o encerramento, os alunos conheceram as dependências do Palácio da Justiça em visita monitorada.
O salão do júri, local onde foi realizada a atividade, foi palco de júris de grande repercussão no passado, como o de Francisco Costa Rocha, conhecido como Chico Picadinho, e de Lindomar Castilho. O TJSP cede o espaço em apoio a atividades que familiarizem os estudantes às práticas processuais.
As visitas monitoras e os júris simulados são realizações da Diretoria de Relações Institucionais do TJSP. Grupos de estudantes interessados em fazer uma visita monitorada ao Palácio ou realizar um júri simulado podem entrar em contato com o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/0961.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (fotos)