TJSP participa de I Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Judiciário
O Tribunal de Justiça participou do I Seminário Nacional de Museus do Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, patrocinado da Secretaria Estadual de Cultura do RJ – que contou com a presença de cerca de 140 representantes dos tribunais estaduais e federais de todas as regiões do País. O objetivo do encontro foi contribuir com iniciativas para intensificar a dinâmica de práticas já adotadas ou que possam ser articuladas entre instituições que atuam na área da memória e história judiciárias.
No último dia do encontro, sexta-feira (31), os participantes elaboram um documento propondo a criação da Rede de Espaços de Memória do Poder Judiciário que será apresentado às presidências dos respectivos tribunais. O documento elenca alguns itens, destacando-se o comprometimento com a troca de experiências, informações e novos instrumentos de gestão, além do apoio na formulação de parcerias, convênios e ações de capacitação, bem como o incentivo à pesquisa sobre temas ligados ao sistema judicial.
Também foi deliberado que as instituições judiciárias que não possuem espaço de preservação e divulgação da memória serão incentivadas a implantá-lo pelo grupo de trabalho formado ao fim do evento. As que já possuem receberam a recomendação de se inscreverem no Cadastro Nacional de Museus e no Sistema Brasileiro de Museus.
A coordenadora do Museu do TJSP, Maria Cristina Maia de Castro, apresentou durante o seminário slides das diversas fases da construção do Palácio da Justiça e a implantação do Museu do Tribunal de Justiça.
Os interessados em conhecer um pouco da história do Tribunal de Justiça de São Paulo podem agendar visita monitorada. A cerca de cem metros de distância do Palácio da Justiça - sede do Poder Judiciário paulista - encontra-se o Museu do TJSP – Palacete Conde de Sarzedas, ou 'Castelinho', como é conhecido – construído no século XIX e tombado pelo Conpresp em 2002. Tanto no Palácio como no Castelinho estão expostos documentos, mobiliário, objetos e obras de arte que compreendem o acervo do Museu do Tribunal de Justiça.
Comunicação Social TJSP - LV (texto) / Arquivo Museu TJSP (foto)