Associação faz pesquisa sobre eficiência dos serviços cartorários
Lançada no final de junho, a campanha “De Olho no Fórum”, iniciativa da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) apresentou os primeiros resultados obtidos no levantamento realizado no Fórum João Mendes Júnior, o primeiro a ser avaliado. O objetivo da campanha é avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios judiciais dos diversos fóruns da capital e do interior.
A pesquisa foi respondida por mais de 800 advogados associados, que atribuíram a um ou mais cartórios o conceito que entendiam refletir a prestação do serviço forense (insatisfatório, regular, bom ou ótimo). Os advogados associados acessaram durante pouco mais de um mês o site da AASP, onde encontravam uma janela com espaço para se manifestar sobre a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios.
Os cartórios do Fórum João Mendes Jr. mais bem avaliados pelos associados que participaram da campanha foram os da 12ª Vara da Família e Sucessões (juiz titular: Ricardo Pereira Junior; coordenadora: Fiorella Moschini Mazzini); 11ª Vara da Família e Sucessões (juíza titular: Claudia Caputo Bevilacqua Vieira; coordenador: Armando Carlos Lenza Stein); 43ª Vara Cível (juiz titular: Fábio Coimbra Junqueira; coordenadora: Darly Tonucci da Silva); 18ª Vara Cível (juiz titular: Luiz Bethoven Giffoni Ferreira; coordenador: Arlindo Cosmo Filho) e o da Vara Central da Infância e Juventude (juíza titular: Dora Aparecida Martins de Morais; coordenadora: Norma de Matos Costa). O próximo fórum a ser avaliado é o de Santo Amaro.
NR: A avaliação da AASP vem ao encontro da filosofia de trabalho da direção do Tribunal de Justiça. Nas oportunidades em que o presidente Ivan Sartori fala com com magistrados e servidores, em especial no projeto "Administração Participativa", sempre destaca que a boa prestação jurisdicional se reflete em especial no atendimento respeitoso e recíproco que deve existir - diariamente - entre servidores, advogados e partes. Com isso, ganha a população, ganha a Justiça e lucram os seres humanos que vivem e trabalham em ambiente mais saudável e produtivo.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (foto)