Qualidade de Vida no Serviço Público é tema de simpósio no FJMJ
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo realizou nesta manhã (13) a quarta parte do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público, com o apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Secretaria da Área da Saúde (SAS), do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e da Secretaria de Primeira Instância (SPI).
O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Durval Augusto Rezende Filho, fez a abertura do encontro. “É com muita alegria que damos continuidade ao simpósio, que tem o objetivo de trocar conhecimentos e promover a reflexão sobre a importância da promoção da saúde e melhoria do clima organizacional nos ambientes de trabalho.” “Preocupação maior é com a orientação, apoio e prestígio aos funcionários, lembrando que a qualidade de vida influencia nas atividades diárias e na qualidade do trabalho”, enfatizou.
Após a abertura, José Carlos de Lucca, juiz da Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Penha de França iniciou a palestra Uma razão para viver, questionando por que queremos felicidade? "Todos nós queremos a felicidade em todos os momentos da vida." Lembrou que não somos proprietários de nada e que na verdade temos posse temporária das coisas e da companhia das pessoas. Disse que as pessoas hoje não se encontram e nem se fazem notar em suas próprias casas e que “hoje em dia, o lar virou hospedaria”.
O juiz, que é autor de doze livros com temas ligados à motivação, autoestima e espiritualidade, falou também que antigamente tínhamos em casa, o contato, o tato e o acolhimento, e que só pelo olhar atravessado do pai já se sabia que ele nos estava repreendendo, tamanha era a cumplicidade na família. Portanto, segundo ele, "precisamos resgatar a chama em nossas vidas e tratar as pessoas com respeito, cortesia e gentileza”.
De Lucca informou que temos a tarefa de melhorar o mundo e que todos têm sua relevância - engrenagem que faz o Judiciário trabalhar. Ao término, o palestrante concluiu que “ser feliz é ser útil para alguém e a melhor maneira é ser útil com amor. Ser importante é dar o melhor de si para o outro”. Recordou-se de Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”.
A segunda parte do simpósio foi anunciada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini. “Como é importante sentirmos que podemos fazer a diferença! Devemos acender a chama e só a gente pode mudar a maneira de encarar o mundo. Cada um é diferente do outro e isso é que faz a exuberância da humanidade”, registrou.
A segunda palestra, O trabalho do futuro, o futuro do trabalho, foi proferida pelo professor José Pastore, um dos maiores especialistas em relações do trabalho do Brasil. “O mundo do trabalho está numa enorme transformação, uma revolução de sentimentos no dia a dia, por meio da tecnologia com velocidade irreconhecível, mudanças muito rápidas, meteóricas.”
Pastore, que é consultor em Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria, membro da Academia Internacional de Economia e Direito e de várias associações de relações do trabalho, de economia e de sociologia, insistiu que há de se investir bem na educação, na qualidade de professores e dos diretores das escolas. Segundo ele, “o Brasil não está bem em termos de qualificação profissional”, mas considerou que “o país vive bom momento de emprego, mas um mau momento na Educação”.
“O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e procura profissionais de bom senso, lógica e boa linguagem, não quer apenas diploma; escolhe profissionais que conseguem dar respostas e busca pessoas que cultivam valores como respeito ao próximo, à natureza, ao meio ambiente e a responsabilidade social.” Segundo ele, as empresas valorizam atitudes, valores e condutas e o pacote de qualificação inclui o ofício, a educação e o cultivo de atitudes adequadas.
Ao simpósio estavam presentes o coordenador do Cetra, desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva, e a secretária da Área da Saúde do TJSP, Mariângela Maluf Lagoa.
Confira local, data e tema do próximo encontro do simpósio:
27/9 - Horário: das 10h00 às 12h00
Tema: A importância do falar e do ouvir
Palestrante: Cláudia Colnago
Tema: Atitudes e mudança de hábitos
Palestrante: José Luiz Amuratti Gonçalves
Local: Sala do Servidor - Fórum João Mendes Jr - 16º e 17º andar
Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.br clicar na opção Cetra (localizada na área de “Informações para Funcionários”). Clicar em inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.
Comunicação Social TJSP - HS (texto) / AC (fotos)