TJSP recebe a exposição 100 anos do Teatro Municipal
O Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu hoje (18) a exposição de painéis fotográficos dos 100 Anos do Teatro Municipal, um dos mais importantes ícones da cultura paulistana. A mostra – fruto de parceria entre o TJSP, a Academia Paulista de Magistrados e a Dado Macedo Produções Artísticas (DMP) – permanece até 19 de outubro, das 13 às 18 horas, com entrada gratuita.
O presidente do TJSP em exercício, José Gaspar Gonzaga Franceschini, ressaltou que os painéis expostos levam a trilhar importantes momentos da história bandeirante, sob a ótica do importante monumento arquitetônico, que presenciou cada etapa da evolução do Estado de São Paulo. "Não posso neste ato, deixar de exaltar a figura do insigne arquiteto Ramos de Azevedo, responsável pela realização de projetos de grande relevância à arquitetura paulista."
O presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Heraldo de Oliveira, afirmou ser "uma grande oportunidade receber essa exposição, que é um marco da história. Temos a evolução do teatro e do povo brasileiro, principalmente o paulista. É uma pequena mostra desse universo histórico da transformação da cidade de São Paulo".
O diretor-presidente da Dado Macedo Produções, Carlos Eduardo Macedo, editor do projeto, disse que a exposição é um braço social do projeto que nasceu há 15 anos. "A ideia é sintetizar – em poucos painéis – os momentos mais importantes da cidade no século XX."
A mostra possui 19 painéis em frente e verso, com relatos históricos e imagens, que são verdadeiras relíquias – muitas inéditas ao público – e conta com registros muito especiais e exclusivos do renomado fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro.
A exposição está abrigada no Palácio da Justiça, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável também por outras construções da cidade, como o Teatro Municipal de São Paulo, Mercado Municipal e a Pinacoteca do Estado, entre outras.
O projeto da exposição e do livro histórico dos 100 anos do teatro, vem de longa data, segundo o editor Carlos Eduardo Macedo, que herdou o plano, fotos e acervo, do também editor Luciano Cerri, falecido em 1998. “A saga deste projeto, na verdade, tem início em 1973, quando o jovem Cerri salvou de um final trágico todo um acervo de programas da história do teatro”, explicou Macedo.
Na época, a editora responsável pelos programas do teatro faliu e o tal acervo seria jogado no lixo. Cerri, que trabalhava na editora por causa de sua paixão pela ópera e pelas artes em geral, resgatou todo o material, adicionando-o à sua coleção. O arquivo foi preservado e Cerri, quatro anos antes de morrer, apresentou a Macedo o que seria o primeiro esboço do livro.
Após o lançamento do livro dos 100 anos do teatro, que aconteceu no final do ano passado, a Dado Macedo Produções tem promovido também a exposição de painéis fotográficos que, desde o início deste ano percorre as sedes das empresas patrocinadoras, logradouros públicos, shoppings, escolas e faculdades.
Serviço
Exposição de Painéis Fotográficos dos 100 Anos do Teatro Municipal de São Paulo
Local: Tribunal de Justiça de SP – Salão dos Passos Perdidos
Endereço: Praça da Sé, s/n°, Centro
Período – 19 de setembro a 19 de outubro
Horário – Das 13 às 18 horas
Entrada franca
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)