TJSP inicia uniformização do sistema de informática

Plano prevê migração de 79% das varas do Estado e capacitação de 30 mil

servidores até dezembro de 2013

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promove neste mês o primeiro treinamento de servidores de diversas unidades judiciais do Estado para transmitir informações referentes ao Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento do TJSP (PUMA), com vistas ao cumprimento das metas 5 (aumentar o número de varas digitais) e 7 (implantar sistema único) do Planejamento Estratégico do Tribunal. Essas metas preveem a adoção de um sistema único e a ampliação do processo eletrônico para 40% das varas judiciais do Estado.

        Para acompanhar a implantação do sistema, que alcançará 1.755 unidades judiciais, o presidente Ivan Sartori criou um Comitê Gestor integrado pelos juízes Gustavo Santini Teodoro e Fernando Antonio Tasso (assessores da Presidência para assuntos de informática), e Ricardo Tseng Kuei Hsu (assessor da Corregedoria Geral da Justiça). Os gerentes de projeto são os secretários Luis Carlos Villani de Souza (Secretaria de Tecnologia da Informação), Ana Lucia da Costa Negreiros (Secretaria de Primeira Instância) e o gerente Douglas Alvares (Softplan). Os suplentes são os diretores Roberio Pinto Souza (STI) e Fabio Pacheco Dutra (SPI). Como gestores do projeto atuam a coordenadora Maria Cristina Rabelo de Carvalho (STI), o coordenador Clóvis Ribeiro da Cruz (SPI), a supervisora Maria Alice Rodrigues (SPI), além de Leonardo Muller e Patrícia da Rosa Mendonça (Softplan). O suplente é o coordenador Wagner Dias Gomes (STI).

        As unidades judiciais foram agrupadas em 21 conjuntos (denominados células). O objetivo é promover a migração de dados para o novo sistema informatizado (SAJ/PG-5) e o treinamento de todos os magistrados e funcionários.    

        O treinamento é realizado em duas modalidades; presencialmente para magistrados e formadores (coordenadores, supervisores, chefes e escreventes) e a outra por ensino a distância (EAD) alcançando todos os demais funcionários das unidades judiciais do Estado.

        A primeira turma de formadores, integrada por 70 diretores e chefes de comarcas (Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), tem agora a tarefa de replicar a capacitação pelo ensino a distância aos demais servidores.

        Paralelamente ao curso para os formadores, os juízes Gustavo Santini Teodoro e Fernando Antonio Tasso; os secretários Ana Lucia da Costa Negreiros (SPI) e Luis Carlos Villani de Souza (STI), os técnicos LuIz Carlos Garcia Cardoso (SPI) e Maria Cristina Rabelo de Carvalho (STI), promovem encontros com os representantes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, contextualizando o plano e seus benefícios para todos, bem como esclarecendo dúvidas.

        Neste mês estão convidados para os encontros advogados, defensores, promotores e magistrados de comarcas assim agrupadas: Barueri (já realizada nos dias 11 e 12); Jundiaí (20 e 21) e Mogi das Cruzes (27 e 28).

         O que muda - A partir da implantação do novo sistema serão disponibilizados serviços pela internet, a padronização de consulta do andamento processual (inclusive segredo de justiça), o acesso à íntegra de documentos assinados digitalmente e, ainda, a impressão e conferência de sua autenticidade. Nas unidades especializadas na área cível do Estado tramitarão, exclusivamente no formato eletrônico, os processos distribuídos após a implantação do novo sistema, mantida a tramitação em papel para os distribuídos até a migração.

        Comunicação Social TJSP - RP (texto) / AC (fotos) e SG (logo)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP