SAS inicia programa ‘Cuide de seu Coração’

        A Secretaria da Área da Saúde (SAS), do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizou na manhã de hoje (20) o programa Cuide de seu Coração, dirigida a magistrados e servidores da Capital. O evento ocorreu no auditório do Gade 23 de Maio, edifício que concentra gabinetes dos desembargadores das Câmaras de Direito Privado.
        Na abertura da palestra, a secretária da Área da Saúde, Mariangela Maluf Lagoa, disse que é com grande satisfação que realiza a estreia do programa e que pretende fazê-lo de maneira periódica e contínua. “Temos feito vários programas e constatamos que 24% da população do Tribunal de Justiça que participou das nossas atividades é hipertensa.” Ela lembrou ainda que os números apurados se aproximam das taxas alarmantes do Estado (que estão em torno de 26%) e que o TJSP dispõe de profissionais especializados, médicos cardiologistas e equipes de enfermagem para o acompanhamento dos servidores que necessitarem de auxílio.
        A palestra Hipertensão Arterial: uma inimiga silenciosa foi ministrada pela médica especialista em cardiologia pela Unifesp Maria do Carmo Maia Reis. Ela falou sobre os fatores de risco predisponentes, como raça, histórico na família, sedentarismo e obesidade e alertou que se trata de uma doença silenciosa. “É uma doença assintomática e considerada uma epidemia global, sendo que cerca de 20% da população sofre com ela.”
        Maria do Carmo Maia Reis explicou que a doença é uma elevação crônica da pressão arterial, de natureza multifatorial, e que muitas pessoas não têm conhecimento de que a possuem. Em casos mais graves, pode acarretar lesões em órgãos vitais, como a retina e os vasos cerebrais (ocasião de um Acidente Vascular Cerebral – AVC), e implicar o desenvolvimento de cardiopatias, lesões renais e outros males. Lembrou também que fatores de risco, como antecedentes na família, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo, além de fatores ambientais como ansiedade e estresse, aumentam consideravelmente a chance de desenvolvimento da doença. O fumo ainda é considerado o grande vilão: o tabagismo, segundo a médica, aumenta em 300% o risco de ataques cardíacos.
        A hipertensão não tratada prejudica outros órgãos. O tratamento, de acordo com a especialista, inclui dieta com pouco sal (sódio), pouca ingestão de álcool e prática de exercícios físicos. Ela terminou a palestra lembrando um pensamento de George Bernard Shaw: “o homem passa metade da vida gastando saúde para ganhar dinheiro e a outra metade gastando para comprar saúde”. Enfatizou, assim, o quanto é importante cuidar da saúde.
        Na segunda parte do encontro, os interessados marcaram consultas nos ambulatórios médicos do TJSP, com médicos clínicos (especialidade em cardiologia) para, se necessário, promoverem acompanhamento.
        O encontro contou com mais de cem pessoas e foram agendadas 51 consultas nos ambulatórios para consultas cardiológicas. Cada participante recebeu um kit com folhetos explicativos sobre a doença e de como preveni-la, além de dicas de como melhorar a qualidade de vida.
        O supervisor do Serviço Médico do Tribunal de Justiça de São Paulo, Valter da Cunha Sales, a médica Marta Nogueira Ferraz e o cirurgião-dentista Marcelo Angotti também prestigiaram o evento.   

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP