Alunos do Centro Estácio realizam júri simulado no Palácio da Justiça
A turma do 9º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Estácio Radial esteve hoje (21) no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, para a realização de um júri simulado. O evento aconteceu no famoso salão do júri do prédio, onde ocorreram julgamentos históricos, como o do Crime da Mala e do bandido da Luz Vermelha, entre outros. O espaço teve suas atividades jurídicas encerradas em 1988 e atualmente é usado para eventos especiais, concursos, palestras e para os júris simulados, que ocorrem a pedido das universidades.
O grupo da Estácio julgou um caso de suposto homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa), baseado em processo real. A vítima foi encontrada morta a pauladas após uma briga em um bar. O réu, acusado de receber pagamento para cometer o crime, alegava legítima defesa, mas, ao final, o corpo de jurados, formado por alunos do 1º semestre, o considerou culpado. A pena foi fixada em 12 anos de reclusão.
O julgamento foi organizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da instituição, sob a coordenação da professora Taís Fernandes Duarte. “Já havíamos simulado o mesmo caso nas dependências da faculdade, mas repetir o trabalho no Palácio permite aos alunos treinar ainda mais as técnicas jurídicas. Além disso, é uma oportunidade única de atuarem em um espaço tão belo”, disse Taís Duarte.
Ao final, a aluna Analice de Andrade, que atuou como promotora, estava satisfeita com sua participação. “Na simulação anterior o réu havia sido absolvido e hoje a acusação procurou se aprofundar na materialidade do crime. Deu certo. Conseguimos convencer os jurados”, conta.
Grupos de estudantes interessados em fazer uma visita monitorada ao Palácio ou realizar um júri simulado podem entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/0961.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)