Guarujá, Cubatão e São Vicente recebem novas varas

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala hoje (4/10) mais três varas no litoral do Estado. As solenidades terão a presença do presidente do Tribunal, desembargador Celso Luiz Limongi. 
Até o final deste ano o presidente deve instalar cerca de 100 varas de Juizados Especiais em todo o Estado. A idéia é proporcionar à população mais carente acesso rápido ao Judiciário, garantindo maior agilidade na solução de seus problemas.              

Guarujá            
Em Guarujá, a 95 km da capital, a solenidade da instalação da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal aconteceu às 9h30, no Teatro Procópio Ferreira, Bairro Enseada.          
Guarujá pertence à 1ª Circunscrição Judiciária, composta também pelas cidades de Santos (sede), Cubatão, São Vicente, Bertioga, Praia Grande e Vicente de Carvalho.          
O juiz diretor é Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, que também responde pela 1a Vara Criminal. O juiz responsável pela nova vara é Alexandre das Neves.            
A Justiça local conta com quatro varas cíveis, duas criminais, um Juizado Especial Cível e um Anexo Fiscal.  Agora com a instalação da vara do Juizado, a população ganha um juiz titular exclusivo da Vara, melhorando a prestação jurisdicional.           O Juizado tem em andamento 9.919 processos, sendo que a média mensal de distribuição de ações é 30 cíveis e 100 criminais.             
Cerca de 200 pessoas circulam diariamente no fórum, além dos 176 funcionários.   Tramitam na cidade 131.177 mil processos e em agosto deste ano deram entrada 180 novas ações. A Vara do Juizado funcionará na rua Silvio Daige, 280, e o horário de funcionamento será das 9h às 19h.     

Cubatão               
Às 11h30, foi instalada a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal em Cubatão (foto). A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do fórum.            
Trabalham no fórum 162 funcionários nas quatro varas cumulativas, um Anexo da Fazenda e um Juizado. Na Justiça local tramitam 49.414 mil processos e em agosto deste ano deram entrada 1.043 novas ações.               
A juíza diretora é Carmen Sílvia Hernández Quintana Kammer de Lima que também vai assumir a vara nova.               
O Juizado Especial Cível na cidade tem 3.929 processos em andamento e, em agosto, foram distribuídas 200 novas ações.            
A Vara do Juizado funcionará na Avenida Joaquim Miguel Couto, 320, e o horário de funcionamento será das 12h às 19h.               

São Vicente            
Às 16h, São Vicente recebeu a 2a Vara da Família e das Sucessões. A solenidade foi no Salão do Júri do Fórum.            
São Vicente tem aproximadamente 227 mil processos em andamento nas seis varas cíveis, três criminais, uma de Execução Criminal, um Juizado Especial Cível, um Juizado Especial Criminal, uma Vara da Fazenda Pública e um Anexo Fiscal.           
Cerca de 700 pessoas circulam diariamente no fórum, além dos 500 funcionários. O juiz diretor é Sérgio Leite Alfieri Filho, que também responde pela 5a Vara Cível.  A juíza responsável pela nova vara é Vanessa Aufiero da Rocha.                        

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP