Movimento Constitucionalista de 1932 é tema de mostra na Seção de Direito Público

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou ontem (2) a exposição O Poder Judiciário Paulista e o Movimento Constitucionalista de 1932 – 80 Anos Depois, no saguão do edifício dos gabinetes dos desembargadores da Seção de Direito Público (Gade MMDC).
        A mostra foi aberta pelo presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, acompanhado do vice-presidente, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; do presidente da Seção de Direito Público, desembargador Samuel Alves de Melo Júnior; do coordenador-adjunto do Gade MMDC, desembargador Ricardo Mair Anafe; do presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa, e do decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.
        O coordenador do Museu do TJSP, desembargador Alexandre Moreira Germano, ausentou-se por problemas de saúde. Porém ele havia preparado um discurso – exaltando a participação do Tribunal no Movimento de 1932 –, lido pelo coordenador do Cerimonial do TJSP e amplamente aplaudido por todos os presentes.
        O presidente Ivan Sartori disse que soube da existência de uma lei, publicada no ano passado, que tornou heróis nacionais os combatentes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, símbolos da resistência paulista durante o movimento. “Isso nos enche de orgulho, porque São Paulo mostrou sua fibra, seu civismo, seu amor à pátria. Nós, do Tribunal de Justiça de São Paulo, temos obrigação de reverenciar esses heróis e a Revolução Constitucionalista de 1932, que se tornou um marco não somente para São Paulo, mas para o Brasil todo. É com muita alegria que abrimos essa exposição”, declarou.
        A mostra foi organizada pelo Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, que cedeu o acervo da exposição, e pela Diretoria de Relações Institucionais (DRI), com apoio do coordenador do Gade MMDC, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho. O espaço traz informações que ajudam a compreender a importância daquele momento histórico, com ênfase à participação do TJSP por meio de combatentes que posteriormente viriam a integrar o Poder Judiciário paulista, além de objetos da época – entre originais e reproduções – como um cantil utilizado por um combatente, um medalhão comemorativo da revolução e uma cópia do discurso proferido em 31 de agosto de 1932 a todo o país pelo ministro Manoel da Costa Manso, então presidente do TJSP.
        O poeta Paulo Bomfim falou com emoção de suas memórias da Revolução de 1932, sintetizadas em seu poema Os Jovens de 32, lido por ele na exposição:
Onde estais com vossos ponchos,
Os fuzis sem munição,
Os capacetes de aço,
Os trilhos do trem blindado,
O lema de vossas vidas,
A saga de vossos passos,
Ó jovens de 32!
Em que ossário vossa audácia
Fala aos que dormem por fuga.
Em que campo vossa morte
Clama aos que morrem em vida,
Em que luta vosso luto
Amortalha os tempos novos
Ó jovens de 32:
Voltai daquelas trincheiras,
Voltai de vosso martírio,
Voltai com vossas ideias,
Voltai com o sangue que destes,
Voltai com os brios de julho,
Voltai ao chão ocupado,
Voltai à causa esquecida,
Voltai à terra traída,
Voltai, apenas voltai,
Ó jovens de 32!
        Também prestigiaram a abertura da mostra o coordenador da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Antonio Luis de Carvalho Viana, representando o Presidente; o coordenador da Área de Direito Público da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, representando o Diretor; o comandante da Escola Superior de Soldados, coronel PM Theseo Toledo Jr., representando o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo; o vice-presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Antonio Carlos Mourão Bonetti; o doador do quadro da exposição, artista plástico Natanael Pereira; o ex-comandante do Exército Constitucionalista de 1932, Alfredo Pires Filho, representando o comandante; desembargadores, magistrados e servidores.

        Serviço: A exposição O Poder Judiciário Paulista e o Movimento Constitucionalista de 1932 – 80 Anos Depois está aberta até 30 de outubro a magistrados, servidores e advogados que circulam no saguão do Gade MMDC.

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP