TJSP participa da entrega do Prêmio Bunge
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou ontem (2) da entrega aos contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge nas categorias "Vida e Obra" e "Juventude" - áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e Avaliação Educacional. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes.
Os vencedores foram Malaquias Batista Filho e José Francisco Soares nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e Avaliação Educacional, respectivamente, categoria Vida e Obra. Na categoria “Juventude” a agraciada na área em Segurança Alimentar e Nutricional foi Fernanda Abadio e em Avaliação Educacional a contemplada é Débora Jeffrey. Os agraciados na categoria Vida e Obra receberam R$ 135 mil cada um e os da categoria Juventude R$ 50 mil, além de diplomas e medalhas.
A escolha dos finalistas aconteceu em julho passado, no Salão Costa Manso do Palácio da Justiça, durante a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras.
O presidente disse ser uma grande honra presidir o Grande Júri que seleciona os premiados, trabalho extremamente sério, rígido, em que permanece na sala somente os jurados e o presidente do TJSP. "O Tribunal tem a honra de presidir a escolha nesses 57 anos do Prêmio. Nosso destino está nas mãos dos cientistas. São eles que buscam dar melhores condições aos cidadãos", enfatizou Sartori.
O governador Alckmin ressaltou que há grande afinidade entres os vencedores, o vínculo deles a universidades e a relação dessas instituições a importantes temas. O governador falou do alto nível dos premiados, bastando para comprovar fazer um apanhado da relação dos contemplados ao longo desses anos e citou alguns como Carlos Chagas, Lygia Fagundes Telles, Celso Lafer e Miguel Reale.
Além dos chefes dos poderes Judiciário e Executivo do Estado, estiveram presentes a presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin; a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi; o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente; o presidente da Fundação Bunge, Jacques Marcovitch e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp), Celso Lafer.
Ao término da premiação, os contemplados e cerca de 500 convidados assistiram a uma apresentação musical em homenagem ao compositor brasileiro Ernesto Nazareth. Os músicos executaram, entre outras obras consagradas, Odeon, Ameno Resedá, Famoso e Escorregando.
Sobre o Prêmio - O Prêmio Bunge foi criado há 57 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho sirva como um novo paradigma em sua área. O Prêmio é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual por incentivar o trabalho de personalidades que contribuem para o crescimento do Brasil. Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturais brasileiras.
Comunicação TJSP – LV (texto) / DS (fotos)