Auditório do Fórum de Campinas é denominado Desembargador Benedicto Jorge Farah

 

        Na sexta-feira (5), o Fórum da Comarca de Campinas viveu um final de tarde diferente. Duas solenidades reuniram em seu auditório representantes dos três poderes da municipalidade e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na primeira, o espaço do Poder Judiciário foi cedido ao Poder Legislativo para a entrega do título de “Cidadão Campineiro” ao presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori. Na segunda, familiares e amigos do desembargador Benedicto Jorge Farah assistiram à homenagem póstuma que concedeu ao auditório o nome do desembargador aposentado em 2007.
        Coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária, o desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior foi o encarregado de falar em nome do TJSP. Dimas Borelli, com palavras que levam o público da emoção ao riso – no fiel estilo do homenageado – exaltou a honradez, o carinho e muitas outras qualidades daquele que por duas vezes teve o privilégio de suceder: a primeira em uma vara na Comarca de Batatais; a segunda, na Faculdade de Direito como professor. Chamado por Dimas Borelli carinhosamente de ‘Dom Farah’, amado pelos serventuários, com um coração que não cabia em sua alma, Farah foi definido como ‘querendão’, no sentido exato que o superlativo de querido é registrado no Dicionário Aurélio.
        Os familiares presentes ao ato – Maria José Baptistella Farah (esposa), Ana Paula, Carlos Eduardo, Luiz Roberto e Silvia (filhos) – foram representados pelo primogênito José Henrique Farah que se emocionou ao agradecer. “Sei que me pai está radiante com isso... Meu pai cuja memória se eternizou em todos que o conheceram, hoje entra para a história da instituição que abraçou e tanto amou.”
        Segundo o presidente do TJSP Ivan Sartori, a cerimônia foi carregada de muita emoção “porque era isso que Farah transmitia. Trazia consigo a festa, por isso essa homenagem é muito justa. Sabemos que está em bom lugar e o fórum de Campinas se enriquece com o nome de nosso querido desembargador Benedicto Jorge Farah”.
        
        “Cidadão Campineiro”
– Pela primeira vez, o fórum da Cidade Judiciária sediou uma sessão solene da Câmara de Campinas. Com isso, o Poder Legislativo campineiro, momentaneamente instalado em território do Judiciário, outorgou ao presidente Ivan Sartori o título de filho da terra.
        A sessão, presidida pelo vereador Luiz Henrique Cirilo, teve a mesa composta pelo homenageado; pelo corregedor-geral da justiça, desembargador José Renato Nalini; pelo presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; pelo coordenador da 8ª Circunscrição Judiciária, desembargador Euvaldo Chaib Filho; pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto; pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Afonso Bittencourt, representando o prefeito e pelo juiz de Direito diretor do 4ª Região Administrativa Judiciária e do Fórum da Comarca de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano.
        O título de cidadão oferecido ao presidente do TJSP, proposto pelo vereador Luiz Henrique Cirilo com votação unânime, foi em reconhecimento pelo que o TJSP tem feito em prol da Comarca de Campinas, atos citados pelo vereador Cirilo em seu discurso.
        O presidente Ivan Sartori ficou lisonjeado com a honraria e com a maciça presença de magistrados à solenidade. “O Tribunal está tentando fazer o máximo para a melhoria do trabalho dos juízes, advogados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos servidores. Tudo para que o Judiciário se torne um poder mais bem estruturado e isso se reverta em favor do jurisdicionado. O Judiciário não é do juiz, do advogado, do servidor, é do jurisdicionado.” Ele completou: “Campinas merece toda a nossa deferência. Agradeço emocionado a presença de todos. Esse título me faz muito feliz”.
        O diretor do 4ª Região Administrativa Judiciária e do Fórum da Comarca de Campinas, juiz Luiz Antonio Alves Torrano, que ressaltou a já frutífera luta em prol da magistratura, dos servidores e dos jurisdicionados, pediu ao presidente não esmoreça em seus propósitos. “Leve o carinho do povo campineiro representado pelo título de cidadão que Vossa Excelência recebeu.”
        Às cerimônias também estiveram presentes a procuradora do Estado, Cintia Byczkowski, representando o procurador-geral do Estado; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador roque Antonio Mesquita de Oliveira; o juiz de Direito coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura de Campinas, Richard Pae Kim, representado o diretor da EPM; os desembargadores Antonio de Almeida Sampaio, Antonio Claret de Almeida, Caio Eduardo Canguçu de Almeida, Cândido Pedro Alem Júnior, Osni de Souza, Francisco Vicente Rossi, João Carlos Garcia, Ligia Cristina de Araújo Bisogni, Luiz Francisco Aguilar Cortez, Mário de Oliveira, Raymundo Amorim Cantuária, Renato de Salles Abreu Filho; os juízes assessores da Presidência, Guilherme de Macedo Soares e Marcelo Lopes Theodósio; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos, representando do comandante-geral; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Campinas, Sérgio Valim; a promotora de Justiça, Simone Rodrigues Horta, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o delegado de Polícia diretor do Deinter-2, Licurgo Nunes Costa; o delegado seccional de Campinas, José Carneiro de Campos Rolim Neto; o comandante do CPI-2 coronel PM José Roberto Malaspina; o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel PM Flávio José Bianchini; o conselheiro da OAB SP Daniel Blinkstein, representando o presidente da Seção São Paulo; a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP, Claudia Conde Sartori; o chefe de gabinete do TJSP, Tarcísio dos Santos; o diretor assessor da Presidência do TJSP, Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, servidores, amigos e familiares dos homenageados nas duas solenidades – desembargadores Ivan Sartori (título de cidadão) e Benedicto Jorge Farah (nome ao auditório do fórum).
    
        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP