Faculdade Cantareira promove júri simulado no Palácio da Justiça
O Tribunal de Justiça de São Paulo, mais uma vez hoje (19), abriu as portas de sua sede, o Palácio da Justiça, para receber grupos de estudantes para a realização de julgamentos simulados no antigo Salão do Júri. O exercício é utilizado pelas universidades para familiarizar os alunos com a prática jurídica.
Hoje, o TJSP recebeu alunos da Faculdade Cantareira, que julgaram uma tentativa de homicídio. O crime foi baseado em um caso real e os participantes da simulação treinaram suas falas com base nas peças do processo – o réu teria atirado contra vítima na Avenida Celso Garcia, que só não faleceu porque, atingida pela bala, foi prontamente socorrida.
O julgamento, organizado pela professora de Processo Penal, Ana Gabriela Mendes Braga, contou com a participação de estudantes de todos os anos do curso de Direito – do 4º e do 5º, como defensores e promotores; do 3º, como auxiliares do julgamento e testemunhas; do 1º e 2º, como jurados. “Já organizamos júris simulados há seis anos, mas no Palácio da Justiça é o segundo. Os outros foram realizados nas dependências da faculdade. Os alunos ficam muito mais empolgados e concentrados quando acontece no TJSP. É como se o prédio os fizessem sentir o peso da Justiça e a importância de cada função”, disse Ana Gabriela.
No processo original, o acusado foi absolvido, mas, na simulação ele foi condenado a três anos, em regime aberto (por ser primário).
O Salão do Júri do Palácio da Justiça já foi palco de julgamentos históricos, como o do Crime da Mala e do bandido da Luz Vermelha. O espaço teve suas atividades jurídicas encerradas em 1988 e atualmente é usado para eventos especiais, como posses de novos desembargadores, palestras e para os júris simulados como o de hoje, que ocorrem a pedido das universidades. Para isso, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/096.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)