Estenotipistas norte-americanos em visita ao Brasil conhecem TJSP
Um grupo de 13 estenotipistas de oito estados norte-americanos esteve hoje (24) em visita ao Tribunal de Justiça de São Paulo. São 12 mulheres e um homem dos estados de Arizona, Califórnia, Nevada, Nova Iorque, Ohio, Pennsylvania, Washington D.C. e Wisconsin.
Nos Estados Unidos os estenotipistas são trabalhadores autônomos, requisitados pelos tribunais, promotoria ou até mesmo advogados para executarem seus serviços.
Os estenotipistas estavam acompanhados pelo coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Estenotipia do Tribunal de Justiça, Walter Nogueira de Magalhães. Eles chegaram ao TJSP via uma empresa de intercâmbio profissional, criada em 1953, que recebe inscrições de vários segmentos das mais diversas atividades profissionais interessados em conhecer como é exercida a sua profissão em diferentes países.
O grupo foi recebido pelo cerimonial do TJSP, pelo secretário da Presidência, Kauy Lopérgulo de Aguiar e pela juíza assessora da Presidência Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges, que explicaram a eles algumas características do sistema judiciário brasileiro. Eles conheceram as dependências do Palácio da Justiça e, após a visita, a delegação norte-americana concedeu ao TJSP um certificado que prestigia o compromisso e entendimento entre os povos dos dois países.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)