TJSP participa do IV Encontro Nacional do Judiciário em Aracaju
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou nos dias 5 e 6 do VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento que reuniu representantes de todos os Tribunais do Brasil. Com a abertura realizada em sessão solene, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, em Aracaju, pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, e encerramento realizado pelo vice-presidente do STF, eleito presidente, Joaquim Barbosa, o encontro definiu metas para o ano de 2013 e discutiu a importância da comunicação estratégica e profissional no Poder Judiciário. Ainda por São Paulo, estava presente o desembargador Luis Soares de Mello Neto, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, que durante a reunião setorial foi o responsável por votar as metas indicadas pelo TJSP. Também participou o juiz assessor da Presidência Regis de Castilho Barbosa Filho.
“O CNJ vem para um encontro como este dizer que está a serviço do Poder Judiciário brasileiro”, disse o ministro Britto. O presidente do STF enfatizou que a Constituição de 88 veio superar uma época de represamento de direitos. “Com ela, os cidadãos correram para o Judiciário com a esperança de uma resposta célere e justa para seus problemas”, citou registrando os 90 milhões de processos em andamento.
O mais satisfeito durante todo o encontro era, sem dúvida, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que muito agradeceu a presença dos integrantes do Judiciário já que foi a primeira vez que o nordeste sediou o encontro nacional. Dessa vez, o Encontro Nacional reuniu presidentes dos 91 Tribunais do país e conselheiros do CNJ, e buscou-se avaliar a Estratégia Nacional estabelecida para a Justiça, divulgar o desempenho dos Tribunais no cumprimento de projetos e traçar as metas nacionais para o próximo ano, entre elas o reforço das ações de combate à improbidade administrativa. Com o objetivo de garantir a correta aplicação dos recursos públicos, os participantes do evento se comprometeram a fortalecer as unidades de Controle Interno dos tribunais e aprovaram a meta de desenvolver, nacionalmente, sistemas efetivos de licitação e contratos. Outra meta, aprovada por todos os ramos da Justiça, é a regulamentação, pelo CNJ, da Política de Comunicação do Poder Judiciário.
Ao término, o ministro Joaquim Barbosa que assume a presidência do STF e do CNJ neste mês, em breve discurso, falou sobre o objetivo comum de todos “o aprimoramento da prestação jurisdicional tornando-a célere e eficiente” e “do compromisso com a qualidade dos serviços jurisdicional”.
Metas 2013 aprovadas durante o VI Encontro Nacional do Judiciário
Comunicação Social TJSP – RS (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br