Boas Práticas - Juizado do Foro Regional de Pinheiros lança projeto “Empresa Consciente Concilia”

        A 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Pinheiros iniciou em setembro o projeto “Empresa Consciente Concilia”. A unidade reserva um dia para a tentativa de acordos em processos de determinada empresa. O Banco Itaú foi o primeiro a aderir ao projeto.
        Em 13 de setembro foram realizadas 16 audiências sobre casos que envolviam renegociação de dívida ou fraude bancária (por exemplo: cartões clonados e abertura de contas com documento falso). Em seis delas houve acordos, colocando um ponto final às demandas que poderiam demorar meses ou, caso interposto recurso, ao menos um ano para solução.
        O próximo mutirão será na terça-feira (13), também com processos do Itaú. Estão agendadas 18 audiências, que acontecerão entre 14 horas e 16h40.
        O mutirão “Empresa Consciente Concilia” é de iniciativa da magistrada responsável pelo Juizado Especial de Pinheiros, Cláudia Thomé Toni, que adotou sistemática semelhante já desenvolvida nas Varas do Juizado Especial Cível de Campinas. Para a juíza, as conciliações devem ser incentivadas, pois são muito vantajosas. “Os envolvidos têm a oportunidade de expor suas divergências e obter a solução mais adequada para ambos. Além disso, as empresas têm a chance de demonstrar para o cliente sua intenção em resolver as demandas, o que aumenta a confiança entre os litigantes e fortalece as relações comerciais”, comenta.
        A rede de lojas Ponto Frio também participou do projeto. “Realizamos algumas audiências de conciliação em ações que envolvem o grupo. Mas não foi preciso reservar um dia, pois eles têm poucos casos em andamento no Juizado de Pinheiros”, conta a juíza.
        Empresas que tiverem processos em andamento no Juizado Especial Cível de Pinheiros e quiserem participar do mutirão podem entrar em contato com a 1ª Vara pelo telefone (11) 3815-0409.

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / SG (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP