TJSP instala 44ª e 45ª Varas Cíveis no Fórum João Mendes Júnior

         Na manhã desta quarta-feira (14), o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou as 44ª e 45ª Varas Cíveis no Fórum João Mendes Júnior. Em cerimônia singela, realizada nas dependências da 45ª Vara Cível, o presidente Ivan Sartori e os presentes falaram sobre a importância da instalação de mais dois ofícios para atender à demanda. As varas nascem zeradas e a partir do próximo dia 19 terão distribuição diferenciada (quatro por um). Enquanto as já existentes recebem um processo, as 44ª e 45ª recebem quatro feitos cada uma.

        O juiz Homero Maion, o primeiro a fazer uso da palavra, registrou a alegria dos colegas com o efetivo funcionamento das varas, anseio dos magistrados que por elas respondem, que “trará melhor distribuição em benefício dos jurisdicionados”. Homero Maion também afirmou que o avanço que a digitalização dos processos futuros, em execução no FJMJ, será um grande feito para todos. “Teremos dificuldades, mas não podia mais haver demora.”

        O promotor de Justiça Alexandre Marcos Pereira, que falou em nome do Ministério Público de São Paulo, expressou também o apoio absoluto do Ministério Público a essa nova fase que se inicia com a digitalização dos processos. “A digitalização trará uma nova era. O Ministério Público apoia de maneira absoluta. Dificuldades virão, mas nada que não possa ser resolvido. A sociedade vai conhecer o grande avanço. Os papeis vão dar lugar a uma nova maneira de trabalhar. Faremos o possível para que tudo dê certo.”

        Encerrando a cerimônia, antes do descerramento das placas e da visitação aos cartórios, o presidente Ivan Sartori falou da satisfação de instalar as 44ª e 45ª varas. “O Foro Central é simplesmente nevrálgico. Aqui se decidem causas que se refletem na economia nacional e até mundial. É um prédio que tem toda a atenção voltada para si. Estou muito satisfeito com a modernização do jardim feita pela nossa administração (defronte o fórum, ao redor da estátua de João Mendes Jr., os funcionários fizeram um trabalho de jardinagem que modificou a paisagem). Isso me traz muita esperança e temos que valorizar esses funcionários.” Os servidores no FJMJ já colocaram no átrio do fórum o presépio natalino, que a todos envolve nesse período do ano.  

        O presidente Sartori também falou sobre a implantação do Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (PUMA) no João Mendes. “Esses corredores me fazem lembrar que aos sete anos acompanhava meu pai que já advogava à época. Meu pai tem hoje 87 anos e há muito tem o certificado digital”, disse, referindo-se à implantação do processo eletrônico. “Não é possível trabalharmos mais da forma como estávamos trabalhando. Se não houver mudança, daqui a sete anos não teremos mais condições de atuar. Por isso, contamos com a cooperação da nobre classe dos advogados.” O presidente registrou também a confiança que tem no trabalho dos dois magistrados titulares das varas instaladas e desejou sucesso aos servidores que, segundo ele, são o “pilar da administração”.  

        Da cerimônia participaram o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; o juiz diretor do Fórum João Mendes Júnior e diretor da 1ª Região Administrativa da Grande São Paulo, Homero Maion, representando também o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o promotor de Justiça secretário executivo da Promotoria de Justiça Cível da Capital, Alexandre Marcos Pereira, representando o procurador-geral da Justiça; o juiz titular da 44ª Vara Cível, Guilherme Madeira Dezem; a juíza titular da 45ª Vara Cível, Glaucia Lacerda Mansutti; a juíza diretora-adjunta do Departamento de Secretaria da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Renata Martins de Carvalho Alves, representando o presidente; a diretora-adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, representando o presidente; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arytstóbulo de Oliveira Freitas; os juízes assessores da Presidência Marcelo Lopes Theodosio, João Baptista Galhardo Júnior e Fernando Antonio Tasso; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Jayme Garcia dos Santos Junior; o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; a secretária de Primeira Instância, Ana Lúcia da Costa Negreiros; o superintendente do Banco do Brasil em São Paulo, Evaldo Borges; a presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, Yvone Barreiros Moreira; desembargadores, juízes e servidores.

       

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP