Semana Nacional de Conciliação termina com 82% de acordos na capital

        Depois de oito dias terminou  nesta quarta-feira (14) a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país. Aqui na capital o maior número de audiências pré-processuais nas áreas cíveis e de família se concentrou no Parque da Água Branca, onde foram realizadas 946 audiências com 781 acordos firmados, o que representa um percentual superior a 82%. Esses acordos movimentaram um total de R$ 3.026.015,43.

        Uma das novidades na semana deste ano foi o funcionamento ininterrupto das audiências, incluindo o fim de semana. No sábado e domingo foi realizado um mutirão especial da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em que os conciliadores atenderam mutuários que estão em vias de perderem seus imóveis e foram convidados para renegociar a dívida. Essa facilidade beneficiou aqueles que não tinham tempo para comparecer durante os dias úteis.

        Outro fato inédito deste ano foi a realização de exames de reconhecimento de paternidade, fruto de uma parceria entre o Cejusc (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), do Tribunal de Justiça, o Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

        Para o juiz Ricardo Pereira Júnior, integrante da Comissão Organizadora da Semana e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital (Cejusc), um dos aspectos mais positivos verificados nesta edição da Semana Nacional de Conciliação foi a melhoria na qualificação dos conciliadores que trabalharam no evento. Para o magistrado, isso se deve, em parte, à criação e crescimento no número de Cejuscs.  Instalado há um ano na capital, hoje já são mais de 40 em todo o Estado. As empresas também estão enviando prepostos mais qualificados, segundo o juiz, o que demonstra que elas também estão percebendo que a conciliação é o caminho. Outra observação do magistrado refere-se à presença de um público de classes sociais mais diferenciadas, o que significa que a conciliação tem sido uma opção escolhida tanto pelos mais desfavorecidos como daquelas pessoas mais abastadas para resolverem suas demandas com o Poder Judiciário.


        CASC - 
O Comitê de Ação Social e de Cidadania (CASC) esteve presente todos os dias do evento. As funcionárias do setor divulgaram a campanha Doar é Legal – a vida é recarregável durante a Semana Nacional de Conciliação. Durante o transcorrer da Semana foram registradas 432 adesões, totalizando 3.065 desde o início da campanha até agora.

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP