São Caetano recebe unidade do Cejusc
Ontem (22) foi instalado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de São Caetano do Sul, nas dependências da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
A iniciativa é mais uma forma de acesso à justiça para a população local e uma oportunidade aos alunos do curso de Direito de vivenciarem na prática o acompanhamento das audiências que serão realizadas por conciliadores capacitados pelo Tribunal de Justiça e entidades habilitadas.
A cerimônia de instalação ocorreu no auditório da universidade e foi presidida pelo juiz Ricardo Pereira Junior, integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando seu presidente, desembargador Ivan Sartori. Estiveram presentes à solenidade o prefeito da cidade, José Auricchio Junior; o reitor da universidade, Silvio Augusto Minciotti; o desembargador Arthur Del Guércio Filho, que também é professor na instituição além dos juízes da comarca Sérgio Noboru Sakagawa, diretor do fórum e Daniela Anholeto Valbão, responsável pela 6ª Vara Cível e coordenadora do Cejusc.
O Cejusc já está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua Santo Antonio, 50, sala 251, 2º andar, atendendo a casos de Direito de Família (divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade etc.), Direito do Consumidor (envolvendo bancos, empresas de telefonia etc.), além de assuntos como acidente de trânsito, locação, cobranças etc. Apenas conflitos em face da Administração Pública, ou relacionados ao Direito do Trabalho não poderão ser apreciados pelo Centro.
Até o momento já foram instalados 40 Cejuscs em todo o Estado, desde a inauguração do primeiro deles, ocorrida em 7 de outubro de 2011, no bairro da Barra Funda, na capital. Até o final deste ano a expectativa é que sejam abertas mais seis unidades.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / USCS (fotos)