Nova ata de correição judicial é tema de palestra da Corregedoria
O novo modelo de ata de correição ordinária das unidades judiciais foi assunto de palestra realizada ontem (27) na sede administrativa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). O evento, organizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), fez parte do Programa – Diálogo com a Corregedoria e teve a presença do diretor-secretário da Apamagis, juiz Domingos de Siqueira Frascino, do assessor-coordenador da Equipe de Divisão Judicial da Corregedoria, juiz Durval Augusto de Rezende Filho, e dos palestrantes Jayme Garcia dos Santos Junior, Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva, Ricardo Tseng Kuei Hsu – juízes assessores da CGJ – e do coordenador da equipe de funcionários do GATJ 3, Pedro Cristóvão Pinto.
Para Rezende Filho, que abriu o encontro perante um público de servidores e magistrados, a nova ata representa um grande avanço em relação às anteriores. “Ela mostra o estado do cartório no momento da correição e em cerca de uma hora é possível preenchê-la.” Kuei Hsu afirmou que a maior parte dos modelos de atas já está na página da Corregedoria no portal do TJSP; as restantes, referentes a Juizados, Colégio Recursal, Central de Mandados e Cejusc, estarão disponíveis até o início de dezembro. O juiz disse, ainda, que por meio das atas passadas não era possível detectar o atraso do serviço no cartório. Foram criadas, então, campos para marcação de informações mais específicas.
Maria de Fátima e Jayme Garcia falaram a respeito de especificidades das atas das áreas da infância e juventude e criminal, respectivamente. Segundo Cristóvão Pinto, “a ata elaborada é moderna e permitirá melhor gestão do cartório”.
Os palestrantes responderam a perguntas vindas de diversas cidades do Estado, como São Roque, Guariba, Guarulhos, Nhandeara, Osvaldo Cruz, Santo André, Votuporanga, Taquarituba, Jaú, Jacareí e Porto Ferreira. Ao final do encontro, 968 pessoas acompanhavam a palestra, em tempo real, pelo site da Apamagis.
Dúvidas sobre o novo modelo de ata e seu preenchimento podem ser enviadas para o e-mail corregedoriagaj3@tjsp.jus.br.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br