Família forense realiza culto ecumênico no FJMJ
A Sala do Servidor, localizada no Fórum João Mendes Júnior, na capital, reuniu, na manhã desta 2ª feira (3), representantes de diversas religiões, em culto ecumênico que comemorou o final de ano.
Com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; do juiz diretor do FJMJ e diretor da Região Administrativa Judiciária da Capital e Grande São Paulo, juiz Homero Maion, representando também o diretor da Escola Paulista da Magistratura; do presidente do Instituo Paulista da Magistratura, Jayme Martins de Oliveira; dos juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça Durval Augusto Rezende Filho e Ricardo Felício Scaff; do secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo Aguiar; do chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos; magistrados e servidores, o culto contou com a participação do coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regente do 2º tenente músico PM Ismael.
Estado laico – O pastor Vlasmir da Igreja Batista, o padre Antonio Luiz Manchioni, da Paróquia São Francisco de Assis de Ermelino Matarazzo, a espírita Marilene Ferreira de Morais e o pastor Marcos André, que é da Igreja Videira e também servidor do Judiciário, falaram da palavra Divina e deixaram mensagens de um Deus único. Clamaram para que exista lugar para ao aniversariante do dia 25 de dezembro no coração de todos.
A campanha Natal Solidário, do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP, foi destacada por um dos religiosos: “Vi um cartaz aqui no qual estava escrito Natal Solidário. É esse o espírito e não natal solitário”, disse, ao referir-se à necessidade de doação material ou moral. A caridade, segundo os religiosos, deve ser exercida em pensamento, palavras e obras em todos os dias e isso se diferencia dos impulsos generosos que por vezes as pessoas são acometidas nesta época do ano.
No encerramento, a pedido da magistrada Jane Franco Martins Bertolini Serra, um Pai-Nosso conjunto foi entoado. A prece foi dirigida em especial à família do juiz que, na última semana, entregou seu filho a Deus, depois de um afogamento na piscina da escola em que o garoto de três anos estudava.
“Palavras sábias, palavras santas, palavras mensageiras de Deus. Estamos comemorando o Natal, nascimento de Jesus, momento oportuno para reflexão. Será que estamos atendendo bem nossos jurisdicionados? A pessoa que vem ao balcão? O que podemos fazer para melhorar? O mundo será melhor se a solidariedade existir entre os homens.” Com essas palavras, o desembargador Gaspar Gonzaga Franceschini desejou um Feliz Natal e agradeceu a presença de todos.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DS e RS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br