Viúvas de ex-corregedores da Justiça recebem homenagem no TJSP

        O auditório do Fórum João Mendes Júnior foi palco de uma cerimônia diferente, inédita no Tribunal de Justiça de São Paulo. Foram homenageadas as viúvas de quatro grandes magistrados, ex-corregedores da Justiça paulista: Maria Antonietta Wertheimer Garcez, esposa do desembargador Marcos Nogueira Garcez; Hermengarda Santos do Amaral, esposa do desembargador Sylvio do Amaral; Guiomar Millan Sartori Oricchio, esposa do desembargador Onei Raphael Pinheiro Oricchio e Vera Regina Valente Alves Braga, esposa do desembargador Antonio Carlos Alves Braga.

        O atual corregedor da Justiça, desembargador Renato Nalini, presidiu a homenagem e fez questão de ressaltar que se tratava de um encontro afetivo e informal. “A ideia da equipe da Corregedoria em homenagear essas senhoras, que infelizmente não têm mais o marido ao lado, é lembrar figuras inesquecíveis do Judiciário paulista”, afirmou.

        Nalini proferiu algumas palavras sobre cada um dos ex-corregedores. Destacou a humildade e singeleza do desembargador Marcos Garcez, que esteve à frente da Corregedoria entre maio de 84 e dezembro de 85. Da pessoa terna que era o desembargador Sylvio Amaral, apesar da fama de austero, com quem ele trabalhou como juiz assessor da Corregedoria no biênio 1986-1987. Da boa memória que tinha o desembargador Onei Raphael sobre tudo que aconteceu na Justiça, corregedor no biênio 1990-1991. E de Alves Braga, que atuou na Corregedoria no biênio 1994-1995, pessoa admirada por sua coragem, que mereceu um livro com depoimentos de amigos.

        “Essa homenagem é importante para que os novos juízes saibam que o Tribunal de Justiça de São Paulo sempre teve excelentes magistrados. É a oportunidade de rever grandes vultos e homenagear as mulheres que foram o suporte desses homens admiráveis”, disse Nalini.

        O desembargador Ricardo Dip também proferiu, emocionado, algumas palavras para as homenageadas e concluiu: “Seus maridos foram efetivamente os nossos maiores nomes”.

        Além dos dois desembargadores, a mesa de honra da cerimônia também foi composta pelo presidente da Seção Criminal do TJSP, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; pelos desembargadores Miguel Petroni Neto e Zélia Maria Antunes Alves e pelos juízes assessores da Corregedoria, Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff.

        Na mesma ocasião também aconteceu o lançamento da mídia digital “Corregedoria em Foco”, produzida pela equipe em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), que está disponível para leitura em www.apamagis.com.br/revista/digital/. A publicação é trimestral e conta com matérias sobre o funcionamento do órgão, boas-práticas de trabalho, história de ex-corregedores, dicas culturais, entre muitas outras. “A Corregedoria está tentando acompanhar os tempos. Já tem páginas nas redes sociais Facebook, e Twitter, chamadas “Corregedoria-Já”, e agora lança esse projeto com vista ao aprimoramento da Justiça”, contou o corregedor Nalini.

        Também estiveram presentes à solenidade os ex-corregedores Gilberto Passos de Freitas e Maurício da Costa Carvalho Vidigal, acompanhados por suas esposas; o juiz Jayme de Oliveira, presidente do Instituto Paulista de Magistrados; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim e os juízes assessores da Corregedoria, Antonio Carlos Alves Braga Junior, Airton Vieira, Durval Augusto Rezende Filho, Gustavo Henrique Bretas Marzagão, Jayme Garcia dos Santos Junior, Luciano Gonçalves Paes Leme; Alberto Gentil de Almeida Pedroso, Marcelo Benacchio; Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva, Paulo Eduardo de Almeida Sorci; Ricardo Tseng Kuei Hsu; Roger Benites Pellicani; Tania Mara Ahualli e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, Guilherme Santini Teodoro, além de familiares e amigos das homenageadas.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP