TJSP e Assembleia Legislativa – parceria na campanha ‘Doar é Legal’
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) firmaram, na noite de ontem (12), um termo de cooperação para implantação na casa legislativa da campanha Doar é legal – a vida é recarregável, com vistas à sua expansão. A parceria foi celebrada em solenidade na Alesp. Durante o evento, integrantes do TJSP e de seu Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) foram homenageados com a medalha ‘Governador Pedro de Toledo’. A comenda, alusiva à preservação da memória do Movimento Constitucionalista de 1932, também é entregue a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade.
O deputado Olímpio Gomes abriu a solenidade. Um dos responsáveis pela parceria, ele ressaltou a importância da campanha que incentiva a doação de órgãos. “Esse movimento despertou a Assembleia Legislativa para a busca de conhecimento na área da doação de órgãos. Procuraremos dar nossa parcela de cooperação”, disse ele, sendo corroborado pelo deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia: “Vamos nos ater a nossa parceria”.
Claudia Conde Sartori, presidente do CASC, agradeceu o apoio do Legislativo estadual e a todos que levam a campanha em frente. “Quando nos propomos a algo que nossas pernas não alcançam sozinhas, buscamos parcerias com quem tem os mesmos ideais. Hoje tenho a felicidade de contar com o apoio dessa honrada Casa”, afirmou.
Com apenas três meses de campanha, o CASC já conquistou mais de 4.500 certidões de registro de manifestação de vontade para doação de órgãos post mortem. O Comitê também realizou uma campanha de arrecadação de brinquedos por ocasião do mês das crianças (Doe brinquedos e ganhe um sorriso) e lançou, no mês de novembro, a Natal Solidário, que recebeu brinquedos e outros donativos para doar à instituições necessitadas.
O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, também falou sobre a importância da expansão da campanha Doar é legal. “Nossa parceria só vem a melhorar o nosso mundo. Hoje precisamos muito de amor e respeito ao próximo. É isso que o CASC tem em vista. Está em nossas mãos prolongar a vida das pessoas que estão a espera de um órgão.”
Presente à solenidade, o coronel Mario Ventura, presidente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, entregou a medalha ‘Pedro de Toledo’ ao presidente Sartori. Também foram agraciados o prefeito Caetano Munhoz (in memorian), representado por seu filho José Augusto Barros Munhoz; Thiago de Moraes, presidente da Comissão de Expansão e Desenvolvimento da Sociedade de Veteranos de 32; Claudia Conde Sartori; Maria Cecília Melillo Barreira, colaboradora do CASC; Rosangela Sanches, diretora do CASC; Ana Raquel Orlando, coordenadora do CASC; Leah Abud, funcionária do TJSP; Claudia Regina Bezerra Olímpio Gomes, colaboradora do CASC na Alesp; José Osmar Medina Pestana, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO); Pedro Conde, representando o Rotary Club de Praia Grande; Carlos Araújo, diretor jurídico das Organizações Globo; o jornalista Amaury Júnior, representado por Rebeca Grisi; a empresária Carla de Moraes; Valéria Cristina Petrella, assessora parlamentar e colaboradora do MMDC; Cláudia Patrícia de Luna, vice-presidente do Movimento Internacional contra o Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça e Nadir Rubio e Nair Pires, esposas de comandantes do Exército Constitucionalista.
Comunicação Social TJSP – DS (texto) GD e DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br