Comarca de Palmital recebe unidade do Cejusc

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou ontem (17) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Palmital, o 48º do Estado. O Centro irá funcionar nas dependências do fórum da comarca, localizado à rua Reginalda Leão, 1.500, e atenderá demandas das áreas cível e de família, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

        A juíza coordenadora do Cejusc e titular da 1ª Vara Judicial de Palmital, Alessandra Mendes Spalding, exaltou a importância da inauguração do Centro para o jurisdicionado do município e região. “A comarca está dando um passo importante para proporcionar maior acesso à Justiça, a todos os jurisdicionados e, o que é mais importante, ajudar no objetivo primordial do Poder Judiciário, que é a pacificação social”, afirmou em discurso.

        A magistrada lembrou que, no Brasil, 71 processos em cada cem atravessam o prazo de um ano sem solução, o que, em linguagem técnica, equivale a uma taxa de congestionamento de 71%, segundo pesquisa divulgada em 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça. O mesmo estudo revelou que, no Estado de São Paulo, o custo médio de um processo é de R$ 1.126, o que reforça a ideia de que a conciliação e a mediação são as melhores opções para a resolução de conflitos.

        Também estiveram presentes ao evento o juiz Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante, membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que presidiu a solenidade e representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori; o juiz diretor do fórum da Comarca de Palmital, André Luiz Damasceno Castro Leite, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o diretor-geral da Câmara Municipal, Marcio Junior de Oliveira, representando o Presidente da Câmara de Palmital; os promotores de Justiça de Palmital Paula Bond Peixoto, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo, e Carlos André Mariani; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palmital, João Francisco Gonçalves Gil; Luiz Ronaldo da Silva, representando o prefeito de Ibirarema; Francisco Luengo Lopes Filho, representando o prefeito de Campos Novos Paulista; e a vice-prefeita de Palmital, Ismênia Mendes de Moraes.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / Divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP