Lins inaugura posto do Cejusc
No dia 19 de dezembro passado foi instalado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Lins, nas dependências da Missão Salesiana de Mato Grosso (Unisalesiano–Lins). A cerimônia de instalação, no auditório da instituição, foi presidida pelo desembargador Vanderci Álvares, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando o presidente do Tribunal, desembargador Ivan Sartori.
Em seu discurso, o juiz Luís Cesar Bertoncini, coordenador do Cejusc de Lins, esclareceu que a unidade irá dispor de setores processual, pré-processual e de cidadania, realizando audiências de conciliação e mediação, sob a responsabilidade de conciliadores e mediadores devidamente capacitados, bem como atendendo e orientando os cidadãos. O magistrado enfatizou que "a conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, visando reduzir a excessiva judicialização dos conflitos de interesses, a quantidade de recursos e a execução de sentenças". Ele lembrou, ainda, que, apesar de as audiências realizadas no Cejusc não serem conduzidas por juízes e sim por conciliadores e mediadores, os acordos firmados serão devidamente homologados e servirão de título executivo judicial, caso não sejam cumpridos. O magistrado ressaltou se tratar de um novo mecanismo judicial mais célere, que busca substituir a atual “cultura da sentença” pela “cultura da pacificação”.
À solenidade estiveram presentes o juiz diretor do fórum de Lins, Antonio Fernando Bittencourt Leão; o procurador-geral do município, Rildo Henrique Pereira Marinho, representando o prefeito de Lins; o reitor da Missão Salesiana de Mato Grosso – Unisalesiano Lins, padre Jair Marques de Araújo; o presidente da Câmara de Lins, vereador Edgar de Souza; os juízes da Comarca de Lins Antônio Apparecido Barbi e Rosângela de Cássia Pires Monteiro; o promotor de Justiça Gilberto Marques, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Lins, Rogério Amaral de Andrade; o comandante do 37º BPM-I, tenente coronel PM Marco André Cardoso de Moraes, o delegado de polícia seccional de Lins Luiz Roberto Saúd Bertozzo e o comandante do Corpo de Bombeiros de Lins, 2º tenente PM Felipe Fernandes Koffler; juízes, integrantes do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, servidores e cidadãos.
O Cejusc de Lins funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na Rua Nove de Julho nº 1000-A, com atendimento a casos sobre direitos disponíveis em matéria cível, família, previdenciária e de competência dos Juizados Especiais.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / Divulgação (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br