A informática a serviço do Judiciário

Criada em 2005, Secretaria de Tecnologia da Informação do TJSP trabalha na implantação de sistema único e do processo eletrônico

 

        Atual secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luís Carlos Villani de Souza ingressou na instituição em 1988. Naquela época, a Corte dava os primeiros passos na área da tecnologia e Villani, que era programador antes de ser aprovado no concurso para escrevente, foi convidado pela direção para trabalhar na recém-criada seção de informática. “Lembro-me que o Tribunal estava comprando 640 computadores, uma aquisição considerada robusta para a época, mas que, se comparada à última compra de 30 mil máquinas, seria considerada irrisória”, comenta.

        De lá para cá muita coisa mudou. A tecnologia se tornou peça fundamental em quase todas as atividades profissionais, assim como no meio jurídico. Um caminho sem volta que levou, em 2005, à criação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJSP (STI). O setor já nasceu com uma árdua missão: integrar os sistemas dos quatro tribunais que foram unificados com a reforma do Judiciário (TJSP, Tribunal de Alçada Criminal, 1º e 2º Tribunais de Alçada Civil).

        Hoje, a STI conta com 179 funcionários divididos em cinco diretorias – Sistemas Judiciais e Administrativos - 1ª Instância (STI 1); Sistemas Judiciais e Administrativos - 2ª Instância (STI 2); Apoio aos Usuários (STI 3); Segurança, Controle Operacional e Tecnologia da Informação e Comunicação (STI 4); Planejamento e Administração de Recursos de TI (STI 5).

        Apesar da complexidade que envolve as questões relacionadas à informatização e ao acompanhamento das mudanças tecnológicas, as equipes da STI encerraram o ano de 2012 com grandes realizações e projetos estratégicos para o TJSP. Entre eles, o principal é o Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (PUMA), que está em execução e que, até o final deste ano, implantará um sistema informatizado único de controle de processos em todas as varas do Estado e levará o processo 100% eletrônico (sem papel) a 40% delas. “O nosso grande desafio é colocar todo o TJSP no mesmo sistema. Essa é a etapa mais difícil, com a capacitação dos servidores. A Presidência tem investido em infraestrutura, com aquisição de equipamentos e servidores, para a concretização deste trabalho. A etapa seguinte, com a conversão para o formato digital de todos os processos, será algo natural e mais simples”, diz Villani.

        No ano passado, o TJSP adquiriu 512 storages e servidores, que são equipamentos responsáveis pelo armazenamento e processamento de informações. As máquinas incrementarão a capacidade de dados em cerca de 6 petabytes, o equivalente a 6 bilhões de bytes. “Com isso, o Tribunal terá o segundo Data Center, reduzindo consideravelmente eventuais indisponibilidades do sistema e elevando a segurança das informações, que já está de acordo com os padrões, a um grau de excelência”, explica o secretário.

        O TJSP também inaugurou uma sala onde funciona o NOC – Núcleo de Operação e Controle. Os equipamentos instalados no local permitem o monitoramento contra invasões, garantindo a segurança do sistema.

        Para ampliar o quadro de servidores da STI, pela primeira vez, o Tribunal realizou concurso público para o preenchimento cargos na área de informática: 20 vagas (entre técnicos e analistas). No início deste ano foi publicada a lista dos convocados para a prova prática e a expectativa é que até abril o concurso esteja concluído.

 
        Veja alguns dos projetos e realizações da STI

 

        - Aquisição de novas licenças para fornecimento de email a todos os funcionários do TJSP

        - Projeto de emissão de certidão do Distribuidor pela internet                       

        - Implantação do Portal de Custas           

        - Integração dos sistemas do TJSP e da Prefeitura de São Paulo para Execuções Fiscais Municipais

        - Integração entre a OAB e o TJSP para acesso ao cadastro nacional de advogados via webservice

        - Implantação do novo sistema da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai)

 

        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 16/1/13

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP