TJSP participa da posse da diretoria do Instituto dos Advogados de São Paulo
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, representando o presidente Ivan Sartori, compareceu na noite de ontem (18) à solenidade de posse da nova diretoria do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na mesma cerimônia, o terço do Conselho do IASP tomou posse. José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro foi empossado como presidente para o triênio 2013/2015.
A cerimônia teve início com o discurso da professora Ivette Senise Ferreira, presidente do triênio 2010/2012. Ela saudou as autoridades, em nome do diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco Antonio Magalhães Gomes Filho. A nova diretoria ficou assim formada: vice-presidente Paulo Henrique dos Santos Lucon, diretora secretária Raquel Elita Alves Preto; diretor financeiro Jairo Saddi; diretor cultural Diogo L. Machado de Melo e diretor de comunicação Fernando Calza de Salles Freire. O desembargador Antonio Carlos Malheiros, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, participa como colaborador do novo Conselho do IASP.
Rezende Ribeiro saudou a professora Ivette Senise Ferreira, “a quem tenho a honra de suceder” e destacou a presença do vice-presidente Gonzaga Franceschini, “meu professor que me acompanhou por cinco anos na PUC-SP”. Cumprimentou também as autoridades presentes e revelou que o IASP é a segunda instituição mais antiga do Brasil. “Sua data de fundação, 1874, coincide com a data de fundação do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.” Entre os 822 associados estão advogados, magistrados e membros do Ministério Público.
O novo presidente definiu o IASP como “uma casa de pensamento jurídico que reúne as principais autoridades dos mais diversos ramos de estudo do direito e que, a partir de hoje, firma o compromisso de ampliar os horizontes”. “Ampliar os horizontes do nosso relacionamento como o Poder Legislativo e com o Poder Judiciário”, afirmou Rezende Ribeiro, “apartado dos interesses próprios das partes, na nobre e fundamental realização da Justiça. O maior ativo do IASP é a intelectualidade dos seus associados”, finalizou.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / GD (fotos)