Desembargador Ribeiro Pinto recebe homenagem em sua última sessão
A 25ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo se despediu hoje (27) de um de seus integrantes por conta da aposentadoria: o desembargador Antonio Benedito Ribeiro Pinto.
O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo, se fez representar pelo presidente da Câmara, desembargador Vanderci Álvares, que discursou em nome dos colegas.
Segundo ele, o convívio quase diário, por mais de sete anos, o habilitou a tecer considerações a respeito do homenageado, que “se destaca pela inigualável excepcional dose de força, honestidade, a liberdade de pensamento, a pontualidade, a persistência, humildade e acima de tudo, a cultura e o amor ao trabalho”.
“Ribeiro Pinto sempre se mostrou magistrado incansável; proferiu mais de duas dezenas de milhares de votos, sempre preocupado com produtividade, sacrificando até mesmo sua saúde, adiando sempre o gozo de férias e descansos”, completou.
O desembargador Gilberto Santos também prestou sua homenagem: “já são muitos anos de convívio. Chega o tempo que, como disse Fernando Pessoa, temos que botar nas prateleiras a vontade e a ação. Esta é a vida: mais próximas colocamos as coisas que usamos, aquelas que não são usuais colocamos em lugares mais distantes. Agora é a hora de Vossa Excelência inverter a ordem. Os processos antes ao alcance das mãos darão lugar a outras prioridades e àqueles sonhos e vontades que ficaram em segundo plano, devido ao trabalho monumental que nos aflige a todos”, disse. “Foram mais de mil votos, trabalho que exigiu demais e certamente o prêmio é o sentimento de dever cumprido e de ter feito o melhor”, encerrou.
O homenageado foi agraciado com um cartão de prata, com manifestações de amizade de seus colegas magistrados e servidores da 25ª Câmara de Direito Privado, que recebeu das mãos do desembargador Vicente Antonio Marcondes D’Angelo.
O desembargador Ribeiro Pinto proferiu palavras de agradecimento ao lembrar que, “após 50 anos de carreira no serviço público, trinta deles dedicados à Magistratura, é chegado o momento da despedida”. “Com grande tristeza despeço-me da 25ª Câmara de Direito Privado, onde passei anos inolvidáveis de fecundo aprendizado e de agradável convívio, aquecido por amizades sinceras e colorido pela alegria com que aqui se entregam todos a um árduo trabalho, mas muito construtivo”, constatou.
O magistrado também agradeceu o apoio da esposa, Irma Trentin Ribeiro Pinto, e do alento dos filhos Antonio, Soraya e Simone e dos familiares. Da 25ª Câmara de Direito Privado também fazem parte os magistrados Sebastião Flávio da Silva Filho, Hugo Crepaldi Neto, Edgard Silva Rosa e Denise Andréa Martins Retamero.
Trajetória - Antonio Benedito Ribeiro Pinto, natural de Guaratinguetá, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (turma de 1969). Foi oficial de Justiça da Comarca de Bauru, no período de 1967 a 1975, e começou na Magistratura em 1983. Atuou em Araçatuba, Valparaíso e Garça e, posteriormente, na Capital. Foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento em abril de 2005.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br