CJ de Registro recebe projeto “Administração Participativa”
Reunião da 7ª RAJ, que tem sede em Santos, realizada na Comarca de Registro contou com a participação de juízes, servidores e representantes da localidade
Os integrantes do Poder Judiciário da Comarca de Registro viveram ontem (8) um dia diferente. Magistrados e servidores receberam, de braços abertos e largos sorrisos, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, para a realização da reunião de trabalho da 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que tem Santos como sede, em continuidade ao projeto Administração Participativa – uma entre as muitas ações que a Presidência do TJSP tem colocado em prática para melhorar a eficiência administrativa do Judiciário paulista.
Recebidos pela juíza diretora da 7ª RAJ, Thatyana Antonelli Marcelino Brabo e pelo juiz diretor do fórum de Registro, Eurico Leonel Peixoto Filho, o presidente Sartori e os juízes Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e Marcos de Lima Porta, o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar e o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP coronel Renato Cerqueira Campos, que integravam a equipe, tiveram a grata satisfação de encontrar em um local em que há muita falta de recursos materiais e humanos, disposição e boa vontade para que os trabalhos do Judiciário melhorem a cada dia.
Registro é sede da 21ª Circunscrição Judiciária, integrada pelas comarcas de Cananéia, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu e Eldorado. Só em Registro são 54.640 habitantes e 245.426 processos em andamento. Segundo o juiz diretor do fórum, Eurico Leonel Peixoto Filho, “a vinda do presidente à região mais pobre do Estado demonstra uma sensibilidade muito grande do chefe do Poder Judiciário do maior Tribunal do País”.
No Administração Participativa, a direção do TJSP expõe os objetivos alcançados e os que pretende atingir em 2013; conta detalhes das propostas de gestão, obstáculos encontrados e o que já foi colocado em prática. Enfim, o que se fez e o que se fará para melhorar a prestação da Justiça em benefício da população. O mais importante: ouve dos próprios juízes e servidores as dificuldades enfrentadas na região e as providências factíveis são colocadas em prática no mesmo instante, como, por exemplo, a determinação para que haja solução imediata nos problemas de banheiro que têm as comarcas de Miracatu e Iguape.
Em Registro, depois de conversar com os magistrados da 7ª RAJ, o presidente participou de reunião com os representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativo, das Polícias Civil e Militar e entidades locais. Entre os presentes estavam o prefeito Gilson Wagner Fantini, a presidente da Câmara Ines Sati Okuyama Kawamoto, o presidente da Câmara de Sete Barras Manoel Augusto Leite, a promotora de Justiça Daniela Priante Bellini, o presidente e o vice-presidente da 54ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente, Leandro Ricardo da silva e Raul Alfredo Araújo Filho, o defensor público Thiago de Luma Cury, representando o defensor público coordenador da Regional do Vale do Ribeira, o comandante do 14º Batalhão da polícia Militar de Registro tenente coronel Geraldo Benedito de Moraes e o delegado assistente da Seccional de Registro, Flávio Ruiz Gataldi, representado o delegado seccional de Jacupiranga.
O presidente Sartori aproveitou a oportunidade para agradecer os representantes da municipalidade. “Para nós, essa parceira é muito importante. Afinal, trabalhamos todos com o objetivo de bem servir à comunidade e aos que necessitam dos serviços públicos que prestamos.”
Enquanto as reuniões aconteciam no salão do júri e no gabinete do juiz diretor, o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, percorria os cartórios para saber dos funcionários quais eram as reais necessidades já que in loco as constatações são mais reais.
Por o Administração Participativa estar na comarca no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, duas representantes do sexo feminino foram homenageadas pelo TJSP: a juíza Barbara Donadio Antunes Chinen e a supervisora do Juizado Especial Irailde Alves Cunha de Santi – ambas as mais antigas na função em Registro.
Um diferencial nessa visita foi que os três juízes assessores que acompanhavam o presidente já haviam judicado na Circunscrição Judiciária. Guilherme de Macedo Soares foi juiz em Eldorado e reencontrou antigos servidores; Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges atuou como substitua em Registro, em 1991, e de dezembro de 91 a abril de 94, foi titular em Apiaí, e Marcos de Lima Porta foi juiz da 1ª vara de Registro e diretor do fórum no ano de 1993. Resumindo: estavam todos em casa.
Durante a conversa informal com os servidores, entre as reivindicações apresentadas, um servidor de Jacupiranga disse que depois de Francis Selvin Davis, que presidiu o Tribunal de Justiça por quatro meses em 1994, o presidente Sartori ocupava segundo lugar no coração dos servidores. Com a afirmação, a polêmica foi instalada. Os demais se manifestaram dizendo que a atual gestão já estava em primeiro lugar. O presidente Sartori, falando sobre o ranking inventado, explicou que os servidores não podiam se esquecer que também José Alberto Weiss de Andrade, o sucessor do biênio 1994/1995, tinha que ser lembrado porque cumpriu o feito do presidente anterior. Ao encerrar o encontro brincou: “vou me esforçar para chegar lá. Queremos uma administração conjunta, inclusive para chegar ao patamar do meu amigo Francis Davis”.
A 7ª Região Administrativa Judiciária é formada por três CJs – Santos (1ª), Registro (21ª) e Itanhaém (56ª) –, que abrangem 17 comarcas. Na região vivem pouco mais de 1,8 milhões de habitantes e trabalham no Poder Judiciário da 7ª RAJ 2.706 servidores para uma demanda de mais de 2,1 milhões de processos em andamento.
Veja mais fotos no flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br