TJSP transmite julgamento pelo Facebook

 

Imagem dos jurados deve ser preservada

 

        Hoje (11), às 10h07, começou o julgamento de Mizael Bispo de Souza, acusado pela morte de sua ex-namorada, Mércia Nakashima, em maio de 2010.

        Pela primeira vez um julgamento do tribunal do júri será transmitido por emissoras de TV, rádio e veículos de internet, e o Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza as imagens, ao vivo, na rede social, em sua página no Facebook (www.facebook.com/tjspoficial). Para acessar o vídeo, basta clicar na aba “Ao Vivo” (igual ao modelo da foto). As imagens foram cedidas por Band.com.br.

        O TJSP também prestará informações sobre o julgamento em tempo real pelo Twitter (www.twitter.com/tjspoficial). 
        Na abertura da sessão, o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, antes de proceder ao sorteio dos jurados, explicou como seria feita a transmissão, que teve anuência das partes. “O processo não corre em segredo de Justiça e, portanto, a publicidade é regra.” Segundo o magistrado, “a transmissão traz maior transparência aos atos do Poder Judiciário e o julgamento terá caráter educacional, pois irá melhorar o entendimento da população sobre o que acontece dentro do júri”. Para que a transmissão ocorresse, além do consentimento das partes (defesa e acusação) e, inclusive, com a anuência do acusado, mais de dez reuniões preparatórias foram realizadas.

        A transmissão do julgamento – que acontece no fórum da Comarca de Guarulhos, com previsão de cinco dias de duração – preservará a imagem dos sete jurados (dois homens e cinco mulheres).

        Pelo Ministério Público participam do julgamento o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes e os assistentes de acusação Alexandre de Sá Domingues, Ricardo Fanti Iacono e Rodrigo de Souza Rezende. Os defensores são os advogados Ivon Ribeiro, Wagner Aparecido Garcia e Samir Haddad Júnior.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / SG (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP