Administração Participativa da 8ª RAJ foi em Barretos
Reunião de trabalho teve a participação de juízes, servidores e representantes da administração local
A 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos, recebeu nesta seta-feira (22), o projeto “Administração Participativa” de 2013 da 8ª Região Administrativa Judiciária, que tem sede em São José do Rio Preto, dirigida pelo juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues.
Com início às 10 horas, a primeira reunião do dia juntou magistrados das CJs de São José do Rio Preto (16ª), Catanduva (15ª), Barretos (14ª), Votuporanga (17ª) e Fernandópolis (18ª), que abrangem 31 comarcas. Nessa região vivem pouco mais de 1,3 milhão habitantes e trabalham no Poder Judiciário 2.056 servidores para uma demanda de aproximadamente um milhão de processos em andamento. Acompanharam o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, os desembargadores Fábio de Oliveira Quadros (coordenador da 14ª Circunscrição Judiciária – Barretos), Aldemar José Ferreira da Silva (coordenador da 16ª Circunscrição Judiciária – São José do Rio Preto) e Álvaro Augusto dos Passos (presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados).
No projeto, implantado em 2012, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, em companhia de juízes assessores, desloca-se à RAJ para discutir o aumento da eficiência administrativa do Judiciário paulista. No ano passado, as comarcas-sede das RAJs foram visitadas. Agora, em 2013, as visitas, para conhecer de perto as dificuldades e as iniciativas adotadas no cotidiano forense, foram direcionadas a outras CJs. Em Barretos estavam também os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges, João Baptista Galhardo Júnior e Marcelo Lopes Theodosio e o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar, este último percorrendo os cartórios e conversando com os servidores sobre o serviço e orientando em relação ao curso que sucede ao Administração Participativa.
Na segunda reunião do dia, estiveram com o presidente Sartori, além da diretora do fórum da Comarca de Barretos, Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez, o presidente da Câmara de Barretos, Leandro Aparecido da Silva Anastácio; o reitor da UNIFEBE, Reginaldo Silva; o promotor de Justiça e secretário Executivo da Comarca de Barretos, Fernando Célio de Brito Nogueira; a defensora pública da Comarca de Barretos, Valéria Corrêa Silva Ferreira; o presidente e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Barretos, respectivamente, Gerson Luiz Alves de Lima e Letícia de Oliveira Catani; o comandante do 33º BPM-I, tenente coronel PM Luís Henrique Usai; o delegado de Polícia Seccional de Barretos, Edson João Guilhem; a delegada de Polícia da DIG – Barretos, Silvana Ferreira da Silva; a pró-reitora da UNIFEBE, Maria Paula Barcelos de Carvalho; o diretor do Núcleo Jurídico da UNIFEBE, Gustavo Casagrande Canheo; o presidente da Câmara de Olímpia, Humberto José Putini, representando o prefeito e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Olímpia, Ricardo José Ferreira Perroni.
Na conversa informal com os servidores, o presidente falou dos objetivos alcançados, disse sobre o aumento da produtividade e agradeceu o comprometimento dos servidores barretenses, falou detalhes de sua gestão e do o é necessário para melhorar prestação da Justiça oferecida aos jurisdicionados. O presidente disse que hoje o Judiciário não está mais perdendo servidores como em tempos passados. “Os senhores estão satisfeitos, mas o problema é que o quadro é antigo e muitos estão próximos à aposentadoria. Pretendemos, neste ano, trazer de forma gradativa, 3.200 novos servidores. Assim a situação no Estado não ficará perfeita, mas melhorará muito.”
Barretos é sede da 14ª Circunscrição Judiciária, integrada pelas comarcas de Bebedouro, Colina, Guaíra, Monte Azul Paulista, Olímpia e Viradouro. Só em Barretos são 112.101 habitantes e 79.342 processos em andamento. Em visita aos cartórios, o presidente Sartori gostou muito do que viu. No fórum inteiro, mesmo com grande volume de processos, como é o caso do setor de execuções fiscais, impera o ambiente organizado e produtivo. De corredores com exposição de obras artísticas a prateleiras impecavelmente organizadas, o Judiciário de Barretos é um local de trabalho que agrada quem lá está e que por lá passa.
O presidente não passou incólume a homenagem de magistrados e servidores. O servidor Antonio Olímpio de Souza dos Santos falou em nome de todos e presenteou Sartori. Reunidos no salão do júri, entre aplausos, agradecimentos e pose para fotos, muitos funcionários – emocionados – externavam a dimensão da gratidão. Resumindo: o acesso direto à Presidência, que tanto tem sido buscado neste biênio, foi plenamente cumprido. Não existe acesso mais direto que esse: o servidor falar pessoalmente ao presidente da Corte suas aflições e alegrias. Essa é a tônica do “Administração Participativa”.
Mais fotos: flickr
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjs.jus.br