Servidores de Presidente Prudente se vestem de azul no Dia do Autismo
Funcionários do fórum de Presidente Prudente celebraram, ontem (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU em 2007 para estimular o debate sobre a síndrome. Servidores, estagiários e funcionários terceirizados vieram trabalhar com roupas de tons azuis, em alusão à cor adotada para homenagear a data em todo o mundo.
A assistente social Selma Regina Machado, que integra o Setor Técnico de Serviço Social do fórum, é mãe de Lucas, 7 anos, autista. Servidora do Tribunal de Justiça de São Paulo há 23 anos e lotada na comarca desde 2006, ela concluiu em 2011 um curso de pós-graduação voltado à inclusão escolar da criança autista. “Passei por dificuldades para colocar meu filho na escola e isso me estimulou a aprofundar no assunto”, afirma.
Para ela, ter um filho autista implica, na maioria das vezes, despesas elevadas quanto à educação – hoje paga a uma clínica para que Lucas seja tratado em tempo integral. O diagnóstico tardio da doença é um outro problema. “Obtive o diagnóstico de autismo em meu filho quando ele tinha três anos. Como não se conhece a causa da síndrome, acaba sendo associada a outras disfunções”, diz Selma.
Estimativas não oficiais apontam a existência de cerca de 2 milhões de pessoas autistas no Brasil. Segundo a ONU, 70 milhões no mundo possuem autismo, patologia que ainda representa um desafio para a medicina e que afeta o desempenho do indivíduo nos campos comportamental, social e comunicacional.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / Comarca de Prudente (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br