Desembargador Carvalho Viana é homenageado antes da aposentadoria
O desembargador Antonio Luis Carvalho Viana foi homenageado hoje (10) na última sessão de julgamento da qual participou antes de sua aposentadoria, que deverá ser publicada amanhã.
Além dos colegas de Câmara que integram a 8ª de Direito Público, também estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, e o presidente da Seção de Direito Público, Samuel Alves de Melo Júnior.
O presidente Sartori ressaltou a excelência do trabalho e a dedicação do homenageado ao Poder Judiciário. “O senhor é um exemplo de homem. Honrou a casa e merece nosso respeito. Devotou uma vida inteira à magistratura e deixará um vazio. Estou certo de que terá um caminho bastante promissor na aposentadoria. Em nome do Tribunal de Justiça, agradeço por tudo o que fez”, disse.
O vice-presidente, que foi colega de faculdade de Carvalho Viana, destacou que “além de ser um excelente magistrado, com grande conhecimento jurídico, também é uma pessoa excepcional, um agregador”.
Samuel Júnior disse que, em nome da Presidência da Seção de Direito Público, não poderia deixar de comparecer à homenagem e registrar seu agradecimento. “Entre tantos batalhadores que integram a Seção, Vossa Excelência se destacou e, como disse o presidente Ivan Sartori, deixará um vazio.”
Todos os integrantes da Câmara também fizeram questão de proferir palavras de admiração e carinho ao colega. Entre eles o decano do grupo e amigo pessoal, desembargador João Carlos Garcia. Visivelmente emocionado, lembrou o tempo em que se conheceram, época em que o desembargador Viana se preparava para prestar concurso de ingresso na magistratura. “Você já demonstrava vocação pela carreira. Além disso, tem um dom que todos nós, juízes, deveríamos ter. Você é um poeta. Fala com a alma. E é por isso que, em casos complicadíssimos, sempre consegue proferir uma decisão justa,” completou.
O presidente da 8ª Câmara de Direito Público, desembargador Rubens Rihl Pires Corrêa, também se pronunciou. “Agradeço por seus ensinamentos, por sua paciência, pelo bom-humor e pela capacidade de integração”, afirmou.
O juiz de Jacareí Paulo Alexandre de Camargo, que é sobrinho de Carvalho Viana, também compareceu à sessão. “Quando fui aprovado no concurso da magistratura, o senhor me deu dicas sobre a carreira e sobre como agir em certas circunstâncias. Sei que, aos 37 anos, não tenho a sua experiência, mas hoje gostaria de lhe dar o meu conselho. Com o passar dos anos, frustram-se, de certo modo, nossos sonhos, mas chegou a hora de alimentar aqueles que ainda estão vivos e colocá-los em prática. A aposentadoria nada mais é do que uma nova fase. Aproveite para viver na plenitude aquilo que o trabalho não lhe permitiu até então.”
Também estavam presentes familiares, funcionários do gabinete e muitos amigos do desembargador.
Na última reunião do 4º Grupo do Direito Público (composto pelas 8ª e 9ª Câmaras), que aconteceu no dia 20 de março, o desembargador Carvalho Viana também recebeu o carinho de todos os integrantes, que ressaltaram sua experiência e qualidades.
Hoje, assim como na sessão do 4º Grupo, o homenageado agradeceu a todos pelo carinho. “Sei que é comum haver despedida na última sessão, mas me surpreendi com uma homenagem tão grande.” E confessou: “não há tristeza, mas vou sentir saudade do Tribunal. Fui feliz em minha trajetória, porque acertei na escolha da profissão, mas também porque contei com o apoio de muitas pessoas”, disse. Fez questão de mencionar os familiares, amigos, a direção do Tribunal, todos os funcionários dos cartórios por onde passou, advogados, integrantes do Ministério Público e, com muita emoção, os funcionários que atualmente trabalham em seu gabinete. “São meus amigos, pessoas sem as quais não conseguiria trabalhar.”
Dirigiu palavras elogiosas a cada um dos integrantes da 8ª Câmara – desembargadores Manoel Luiz Ribeiro; José da Ponte Neto; Maria Cristina Cotofre Biasi; José Jarbas de Aguiar Gomes; Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; João Carlos Garcia e Rubens Rihl Pires Corrêa. E encerrou: “me despeço não com nostalgia, mas com alegria. Estou saindo do Tribunal de Justiça de cabeça erguida”.
Currículo - Antonio Luis Carvalho Viana nasceu em 7 de janeiro de 1944 na capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e ingressou na magistratura em 1976, na 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Catanduva. Ao longo da carreira, trabalhou também nas comarcas de Bariri, Atibaia e na Capital. Em 1993, foi promovido a juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil (hoje extinto) e, em 2004, chegou ao cargo de desembargador do TJSP.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC e GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br