Judiciário paulista e Polícia Civil trabalham em parceria
Para a continuidade do estreitamento de relação entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário de São Paulo, o presidente Ivan Sartori visitou ontem (17), na Delegacia Geral de Polícia (DGP), os integrantes do Conselho Superior da Polícia Civil, que se reúnem às quartas-feiras quando tratam de assuntos institucionais e administrativos.
O presidente estava acompanhado pelo desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo) Kleber Leyser de Aquino, juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares e pelo delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto.
Ao saudar o visitante, o delegado-geral Luiz Mauricio Souza Blazeck disse que o presidente do TJSP “tem impregnado o maior Tribunal de Justiça do país de profundo sentimento humanístico, o que não nos causa espécie, vez que, sendo percuciente julgador e jurista que o é, ao longo de sua vida, sempre teve a exata dimensão de que a Justiça deve ser perseguida incessantemente, de maneira irrenunciável, por todos nós, nas ações mais corriqueiras, em casa, no trabalho, enfim, na vida”.
O presidente Sartori agradeceu a recepção e a homenagem que o Judiciário ali recebia – todos os presentes foram agraciados. “Fico muito agradecido pela homenagem. O Judiciário é parceiro da Polícia Civil. Sem a polícia judiciária não é possível fazer justiça na área criminal.” A estreita parceria entre as duas instituições , segundo o presidente, é muito necessária e deve deixar de lado a formalidade para que haja pronto entendimento em prol do serviço judiciário que é voltado para o cidadão. Simbolicamente falando disse: “não há muros entre nossos quintais”.
Ao destacar que a Polícia Civil paulista é a mais respeitada do Brasil, Ivan Sartori falou sobre a recente visita que fez à Academia de Polícia (Acadepol), valorizou o relevante trabalho que a polícia presta á sociedade e citou o caso específico do delegado que chefia da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, “sério, honrado, dignifica a Polícia Civil e tem feito um trabalho de destaque em uma instituição com 43 mil servidores, 10 mil terceirizados e quase 2.500 magistrados”. Ratificou o que disse quando esteve na Acadepol: “o Judiciário está sempre pronto a recebê-los”. O presidente agradeceu, ainda, a implantação dos Núcleos Especiais Criminais (Necrim) elogiando a iniciativa que “nos ajuda no desafogamento da justiça criminal. Trabalho sério, eficaz, com a presença de advogados e respeito ao devido processo legal”.
Recepcionaram o presidente, além do delegado-geral, o delegado-geral adjunto Valmir Eduardo Granucci, e todos os integrantes do Conselho Superior da Polícia Civil: Marco Antonio Desgualdo (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas), Marco Antonio Pereira Novaes de Paula Santos (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), Domingos Paulo Neto (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Aldo Galiano Júnior (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 6), Silvio Balangio Junior (Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil), Paulo Afonso Bicudo (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Youssef Abou Chain (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, João Osinski Júnior (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3), Licurgo Nunes Costa (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2), Júlio Gustavo Vieira Guebert (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 7), Elisabete Ferreira Sato Lei (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), João Pedro de Arruda (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 5), Walmir Geralde (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 8), Nestor Sampaio Penteado Filho (Corregedoria Geral), Wagner Giudice (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), Benedito Antonio Valencise (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 4), Ely Vieira de Faria (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 9), João Barbosa Filho (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 1), Mário Leite de Barros Filho (Academia de Polícia), Edson Minoru Nakamura (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), Carlos Roberto Benito Jorge (Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário) e Luiz Eduardo Pascuim (Secretaria do CPC e delegado de polícia Divisionário da Secretaria de Curso de Formação da Acadepol).
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br