Tribunal de Justiça leva Campanha Doar é Legal - A Vida é Recarregável à Polícia Militar
Na manhã desta segunda feira (29), o Comitê Social e Cidadania do Tribunal de Justiça (CASC), representado pela coordenadora emérita, Maria Cecília Barreira e a coordenadora Ana Raquel Orlando, apresentou a campanha Doar É Legal - A Vida é Recarregável, durante as comemorações do terceiro ano da implantação do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo.
O evento, que aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral, foi aberto pela coronel PM Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto. Ela deu boas-vindas aos participantes e disse que a Polícia Militar quer ampliar a campanha de doação de órgãos e que, antes de começar a parceria com o Tribunal de Justiça, entendeu que era preciso realizar essa palestra para esclarecer o objetivo da campanha.
Lançada oficialmente no dia 11 de setembro de 2012, com a presença da idealizadora e presidente do CASC, Claudia Conde Sartori, a campanha Doar é legal – A Vida é Recarregável busca conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos, bem como sensibilizar e orientar a população a respeito da possibilidade de contribuir com a continuidade da vida de outra pessoa.
A médica responsável pelo transplante de órgãos da Escola Paulista de Medicina, Ana Paula Maia Batista, que fez a palestra inicial sobre doação e transplante de órgãos, explicou os processos de doações, as condições e as estatísticas de transplantes no Brasil. Ana Raquel Orlando disse que o “Tribunal de Justiça de São Paulo está fazendo a campanha de doação de órgãos por meio da conscientização, já que é importante informar familiares e amigos do desejo de ser um doador”. Com o slogan “A Vida é Recarregável”, várias camisetas foram sorteadas entre os participantes que aderiram à campanha, que hoje conta com cerca de 7 mil adesões.
O setor de Comunicação Social da Polícia Militar foi inaugurado em 27 de abril de 2010 com a missão de interação positiva com a sociedade, chefiado, na época, pelo coronel PM Marco Antonio Augusto. Composto por três departamentos distintos, o de Relações Públicas é responsável pelas ações planejadas e interação da instituição com a comunidade; o Cerimonial trata de todos os procedimentos sócioculturais, atos e solenidades, eventos e inaugurações cívicas e militares. A Assessoria de Imprensa preza a relação entre o órgão e a imprensa, gerenciando crises com o objetivo de facilitar o trabalho dos jornalistas, estreitando as relações com a imprensa. Além disso, o centro também conta com profissionais de Rádio e TV, que produzem entrevistas e reportagens institucionais, além do setor administrativo, que serve de apoio a todas as áreas, para a realização do trabalho da Comunicação Social da Corporação.
A coronel PM Maria Aparecida, responsável pelo centro, agradeceu todos os integrantes do setor de comunicação, ao dizer que "embora às vezes as condições de trabalho não sejam as mais adequadas, todos os envolvidos desempenham suas funções de forma exemplar e todos merecem reconhecimento pelo digníssimo trabalho que realizam”.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (fotos)