Mão amiga estendida àqueles que precisam de ajuda
Serviço Psicossocial Clínico do TJSP, destinado a servidores e magistrados, conta com dez unidades no Estado e realizou mais de 246 mil atendimentos
Em pleno século XXI é raro encontrar alguém que não tenha convivido com um parente ou colega ansioso, ou com síndrome do pânico, ou ainda com depressão, alto índice de estresse, problemas de relacionamento… Na verdade, é difícil conhecer alguém que não tenha vivido, durante algum momento de sua história, situações como estas. Em um mundo no qual as pessoas vivem conectadas, estão sempre com pressa, presas no trânsito, nas filas, com medo da violência, são cada vez mais frequentes diagnósticos das chamadas doenças emocionais, que, se não tratadas a tempo, tendem a se tornar crônicas e gerar sérias consequências. O auxílio profissional pode ser necessário, a fim de que se compreenda corretamente a situação e os obstáculos sejam superados.
Foi com pioneirismo entre as instituições públicas que o Tribunal de Justiça de São Paulo criou em 1995 o Serviço de Atendimento Psicossocial Clínico, para ajudar seus servidores, magistrados e familiares na solução de problemas de saúde mental e psicológica. “É um espaço de humanização, como gostamos de ser considerados. O principal sentido da existência do setor é a possibilidade de oferecer pronto atendimento ao funcionário, orientá-lo e encaminhá-lo para o tratamento adequado, que pode ser tanto no nosso setor, caso se insira nos programas que temos disponíveis, quanto para outros serviços externos, que chamamos de rede de atendimento, para outras necessidades específicas”, conta Leila Josefina Rodrigues Vianna, supervisora do Serviço de Atendimento Psicossocial Clínico.
No início do trabalho eram apenas duas salas na capital e oito funcionários. Hoje a equipe tem 54 pessoas (20 psicólogos, 19 assistentes sociais e 15 administrativos) distribuídas em dez unidades no Estado: além de São Paulo, também Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Araçatuba. O atendimento, gratuito, é oferecido aos servidores e magistrados não apenas destas cidades, mas também das comarcas vizinhas, que pertencem à mesma Circunscrição Judiciária.
As unidades estão sempre localizadas em ambiente externo ao dos fóruns e os dois fundamentos do serviço são a procura espontânea (a pessoa não pode ser coagida a fazer tratamento) e o sigilo absoluto (o serviço não disponibiliza nenhuma informação sobre o usuário, nem mesmo à administração ou à área de recursos humanos do TJSP). Desde a implantação já foram realizados mais de 246 mil atendimentos.
Entre os programas oferecidos estão a psicoterapia individual, psicoterapia em grupo, terapia de casal, terapia familiar, grupos temáticos de maturidade, de atividades corporais, palestras de natureza psico e socioeducativas, entre outros. O atendimento varia de acordo com a unidade (veja telefones e endereços ao final da matéria).
O Psicossocial Clínico do TJSP é modelo para outras instituições que visitaram o local para conhecer o trabalho realizado, como, por exemplo, a Polícia Militar. “Apesar dos 18 anos de existência, é ainda um serviço arrojado, de estrutura inigualável a outras instituições públicas ou privadas. Uma usuária definiu bem. Ela disse: ‘aqui é primeiro mundo’”, conta Leila.
Entre os projetos para este ano está a realização de novos grupos temáticos, entre eles o “Conviver” e o “Cuidar de Quem Cuida”. “O ‘Conviver’ é direcionado ao aprimoramento das relações sociais, e o ‘Cuidar de Quem Cuida’ destina-se a dar suporte àqueles que tratam de enfermos e que naturalmente sofrem um desgaste emocional”, explica Leila.
Serviço Psicossocial Clínico
Capital
Rua Tabatinguera, 140, 1º andar - Centro
Telefones (11) 3106-2636 / (11) 3241-5098
Campinas
Rua Conceição, 233, 22º andar, sala 2209
Telefones (19) 3234-6688 / (19) 3512-8203
Marília
Avenida Rio Claro, 33, salas 21 e 22 - Cascata
Telefone (14) 3433-2707
Piracicaba
Rua Samuel Neves, 1773 – Jardim Europa
Telefone (19) 3433-8111
Ribeirão Preto
Avenida Presidente Kennedy, 1760 - Nova Ribeirania
Telefone (16) 3617-1719
Bauru
Rua Marcondes Salgado, 4-59 - Centro
Telefone (14) 3232-2241
São José do Rio Preto
Rua Redentora, 2351 – Vila Nossa Senhora da Paz
Telefone (17) 3222-3238
São José dos Campos
Rua Major Francisco de Paula Elias, 239 - São Dimas
Telefone (12) 3923-9465
Sorocaba
Rua Angelina Perolina Rocca, 43 – Jardim Santa Rosália
Telefone (15) 3211-3912
Araçatuba
Rua João Cruz e Souza, 594 – Jardim Nova Iorque
Telefone (18) 362
NR: Texto originalmente publicado no DJE de 8/5/13
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (foto)