Judiciário paulista prestigia cerimônia de posse de juízes federais da 3ª Região
O Tribunal de Justiça de São Paulo prestigiou ontem (13) a cerimônia de posse de 18 juízes federais substitutos, realizada na Sala de Sessões Plenárias da sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, representou o presidente Ivan Sartori. O 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Irineu Jorge Fava, também compareceu, representando o presidente da entidade.
Além do vice-presidente da Corte paulista, também compuseram a mesa de honra o presidente do TRF3, desembargador federal Newton de Lucca; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representando a Câmara dos Deputados; o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3), Mônica Nicida Garcia; o advogado Márcio Kayatt, representando a Ordem dos Advogados do Brasil; e o advogado e professor Maurício Zanoide de Moraes.
O primeiro colocado do 16º Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da Terceira Região, Diogo Naves Mendonça, discursou em nome de toda a turma. Ele fez diversos agradecimentos aos magistrados e servidores responsáveis pela organização do concurso, assim como aos parentes e amigos. “A partir de hoje, teremos o dificílimo dever de julgar. Que cada um de nós tenha serenidade e sensatez, sem nunca perder de vista o aspecto humano”, declarou.
Maurício Zanoide de Moraes e Márcio Kayatt, que integraram a banca examinadora do concurso, afirmaram que se esforçaram ao máximo para escolher os candidatos mais bem preparados, entre os mais de 4 mil inscritos para o certame. Mônica Nicida Garcia deu boas-vindas aos empossados: “Contem com o Ministério Público. Os objetivos de nossas instituições são comuns, e um deles é promover o bem de todos”. Arnaldo Faria de Sá enfatizou a importância do trabalho do juiz.
Presidente da banca examinadora do concurso, o desembargador federal Mairan Maia falou em nome do TRF3: “O dia de hoje representa mudanças e conquistas. Renúncias foram efetuadas pelos senhores. Todo esse esforço sinaliza a conquista de um sonho, que também é o sonho de toda a sociedade, que deseja ter bons juízes”, afirmou.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TRF3, Newton de Lucca, agradeceu a magistrados e funcionários pela conclusão do concurso, pontuado por dificuldades e desafios. “Nem mesmo quando fui presidente da comissão do 13º Concurso eu teria sentido tanta emoção quanto sinto hoje”, disse. “Estejam certos de que a vitória de vocês foi, também, a vitória da Justiça Federal.”
Também estiveram na solenidade ministros de tribunais federais, desembargadores e juízes federais, advogados, servidores, amigos e familiares dos magistrados empossados.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / TRF3 (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br