TJSP e Secretaria da Justiça abrem Semana Jurídica na Faculdade Zumbi dos Palmares
Na noite de ontem (14) o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, ao profereir aula magna, inaugurou a Semana Jurídica da Faculdade Zumbi dos Palmares.
A mesa de trabalhos foi composta pelo reitor da faculdade, José Vicente, pela secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda e integrantes do corpo docente da instituição de ensino, a coordenadora do Curso de Direito, Cristiane Linhares, o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Hédio Silva Junior e o professor Cláudio Ganda de Souza.
Da abertura da Semana participaram também o desembargador Erickson Gavazza Marques e o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, além de professores e alunos.
O presidente Ivan Sartori, para um auditório atento, falou sobre o organograma do Poder Judiciário e sobre o início da carreira jurídica. “A vida inteira estamos sempre aprendendo. Em primeiro lugar, temos que ter humildade para ouvir e aprender, além de atitude para colocar em prática o que sabemos." Ele demonstrou com números o gigantismo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: “o maior tribunal do mundo”, com 20 milhões de processos em andamento, 43 mil funcionários e 2500 magistrados, entre juízes e desembargadores.
O presidente apresentou o trabalho à frente da administração da Corte paulista, destacou a transparência, a valorização dos juízes e funcionários, a reconstrução do Judiciário e a digitalização. “Qualquer empresa ou instituição não cresce se não valoriza seu quadro pessoal, pois este constitui a alma da instituição.” Sobre a transparência, afirmou que “o TJSP abre suas portas e todos têm acesso às reuniões do Conselho Superior da Magisttrarura e à sessão do Órgão Especial”.
Ivan Sartori, ao finalizar a sua participação, revelou que sua equipe trabalha para atender a todos os jurisdicionados e convidou os presentes para que compareçam ao Tribunal de Justiça. “Espero vocês lá, para saudá-los”, completou.
A secretária Eloisa de Sousa Arruda também falou aos estudantes sobre o tema “Sistema Protetivo dos Direitos Humanos”. Em sua aula, sustentou que os três grandes temas da legislação universal são: igualdade racial, proteção às mulheres e tráfico de pessoas. “Cada profissional que sair daqui, tem o compromisso de fazer valer essa legislação internacional, para que o Brasil possa andar de cabeça erguida perante as outras nações”, completou.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / DS (fotos)