Desembargador Vanderci Álvares é o mais novo integrante do Órgão Especial

        O desembargador Vanderci Álvares foi eleito hoje como o mais novo integrante do Órgão Especial, com 109 votos, de um total de 263 votos válidos. Ele vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador Artur Marques da Silva Filho, cujo mandato termina amanhã. Em segundo lugar ficou o desembargador Orestes de Souza Nery, com  dois votos a menos (107), seguido pelos desembargadores Luiz Augusto de Salles Vieira (37) e Carlos Alberto Lopes (10).

        A divulgação do resultado da eleição foi conduzida pelo presidente Ivan Sartori, que cumprimentou os candidatos, em especial o novo integrante do órgão Especial. Ele elogiou o trabalho que Vanderci Álvares tem realizado junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania (Cejusc) e ao setor de Conciliação, além do auxílio que tem prestado à Presidência.

        O  desembargador eleito agradeceu à receptividade obtida durante as visitas que fez “dentro desta disputa democrática com os colegas”. Ele disse que se fosse o escolhido para integrar o Órgão Especial teria um comportamento moderado, porém determinado, numa luta incessante para “honrar o nome do Tribunal de Justiça como um todo”.

        Em seguida, o desembargador Souza Nery, cumprimentou Vanderci Álvares pela vitória, "resultado do prestígio que angariou durante a sua carreira na magistratura". Cumprimentou também a todos os concorrentes e agradeceu aos que nele votaram. Ao se pronunciar, o desembargador Salles Vieira relatou que ficou "como segundo suplente e, embora seja remota, a possibilidade de participar do Órgão Especial, isso me deixa muito honrado”.

        Composição

        Até junho de 2006 o Órgão Especial era composto pelos 25 desembargadores mais antigos do Tribunal, quando se realizou a primeira eleição para preenchimento de oito vagas. A alteração na composição obedeceu à resolução do Conselho Nacional de Justiça, que determinava a realização de eleições para as vagas surgidas nos Órgãos Especiais dos Tribunais de Justiça estaduais, após a promulgação da Emenda Constitucional 45/04, que instituiu a reforma do Poder Judiciário. Sempre que há vaga, o presidente do TJ convoca o Tribunal Pleno para as eleições, de acordo com a sua natureza, quer seja para desembargador de carreira ou pelo Quinto Constitucional. 
        O Órgão Especial tem atribuição administrativa e competência para processar e julgar autoridades, como governador, vice-governador, deputados estaduais, secretários de Estado, juízes estaduais e integrantes do Ministério Público, além de julgar processos contra atos do governador e da Assembleia Legislativa.

        O eleito

        Natural de Piratininga, Vanderci Álvares é bacharel pela Faculdade de Direito de Bauru, turma de 1969. Ingressou na magistratura nomeado para a 24ª Circunscrição Judiciária, com sede em Avaré, por decreto de 11/1/78. Judicou também nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Pindamonhangaba e Espírito Santo do Pinhal, até chegar à capital, promovido para o cargo de juiz auxiliar em 1983 e a juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo em 2000. Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, nos termos da Emenda Constitucional nº 45, de 8 de dezembro de 2004 e tomou posse no cargo em fevereiro de 2005.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP