Jaú recebe projeto “Administração Participativa”

Embora a logística dos trabalhos seja a mesma, mudam o enfoque e o resultado em cada local em que acontece a reunião de trabalho

        Na última esta sexta-feira (17), a Comarca de Jaú recebeu a visita do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, para a reunião de trabalho com magistrados, representantes da localidade e servidores. Jaú integra a 3ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que tem Bauru como sede, e dessa vez, as honras da casa ficaram por conta da juíza diretora do fórum, Paula Maria Castro Ribeiro Bressan e do juiz diretor da 3º RAJ Gilmar Ferraz Garms.
        No projeto de Administração Participativa, uma das principais iniciativas do Tribunal de Justiça para aumentar a eficiência de gestão do Judiciário e melhorar a prestação jurisdicional, fatos positivos ou negativos são relatados pelos magistrados e servidores e as providências, de imediato, são encaminhadas pelos juízes assessores e secretários que acompanham o presidente aos setores responsáveis pelas soluções.
        Neste ano, assim como já aconteceu em outras comarcas (Franca – 6ª RAJ – sede Ribeirão Preto), Barretos – 8ª RAJ – sede São José do Rio Preto e Assis – 5ª RAJ – sede Presidente Prudente), em Jaú, a Presidência foi in loco conhecer as dificuldades e as boas iniciativas do dia a dia forense.
        Na primeira reunião, mais de meia centena de magistrados, ouviram do presidente Sartori a exposição das ações realizadas na administração do Tribunal e, em um segundo momento, conversaram com os juízes assessores João Baptista Galhardo Júnior, Marcelo Lopes Theodosio e Marcus Vinicius Rios Gonçalves sobre situações específicas e de interesse diversos para o aprimoramento dos trabalhos em suas unidades judiciárias.
        Em um segundo momento, integrantes da municipalidade de Jaú, reuniram-se com o presidente, todos, em busca de soluções para os problemas locais. O mais premente é a necessidade de retomada da obra de ampliação do prédio do fórum que foi tratada com o prefeito Rafael Lunardelli Agostini. Entre os presentes estavam o presidente da Câmara Roberto Carlos Vanucci; o promotor de Justiça e secretário do Ministério Público em Jaú Luís Guilherme Gomes dos Reis Sampaio Garcia; o defensor público André Spilari Bernardi; a presidente da OAB Barra Bonita Laureangela Maria Andrade Francisco; o vice-presidente da OAB Jaú Newton Odair Mantelli; o tesoureiro da OAB Barra Bonita Samer Gustavo Sanches; o secretário municipal de Economia e Finanças de Jaú Luís Vicente Federici; o diretor da Faculdade de Direito de Jaú Carlos Rosseto Júnior e o subcomandante do 27º BPM-I, major PM Humberto Salvador Cestari, representando o comandante.
        Durante a reunião com os servidores, vários deles de comarcas vizinhas, o presidente Sartori, entre outras questões, falou do aumento da produtividade, das obras que serão feitas para a reconstrução do Judiciário com novos prédios e reformas e/ou ampliações nos que disso necessitam; falou do combate ao assédio moral, da necessidade de se preservar um ambiente de trabalho adequado e estruturado para a realização das tarefas, das campanhas promovidas pelo Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) e do trabalho do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra). “O Cetra foi criado para os senhores. Usem esse espaço. Participem.” Ao termino, a Presidência do TJSP aproveitou para conhecer o prédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Dele não vamos falar aqui: de tão bom, vale matéria especial em breve. 
        Ao se referir à realização da reunião em Jaú, a juíza Paula Maria Castro Ribeiro Bressan externou o estado de espírito dos magistrados e servidores: “Estamos bastante felizes, e até mesmo sensibilizados, já que é muito raro recebermos a visita do presidente do TJSP na comarca. Eu mesma, em 18 anos de magistratura, nunca presenciei situação como essa. Normalmente somos nós que nos deslocamos até a capital. Com a sua presença, o presidente poderá conhecer de perto e dos próprios juízes como é nossa realidade.” Isso foi o que aconteceu. Durante o período em que esteve na comarca, o presidente falou e ouviu; o secretário da Presidência Kauy Lopérgolo e o chefe de gabinete Tarcisio dos Santos percorreram os cartórios e a coordenadora do CASC, Ana Raquel Orlando, falou com os servidores sobre os projetos sociais do TJSP.
        Tanto na reunião dos juízes como na dos servidores, o presidente Sartori pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do prefeito de Bariri, Luís Gonzaga Febraro, morto durante a madrugada, após a cerimônia que ao presidente outorgou o título de “Cidadão Baririense”. Ao término dos trabalhos do “Administração Participativa”, o presidente e os que o acompanhavam se dirigiram mais uma vez a cidade de Bariri. Desta feita, para a última homenagem ao prefeito Luiz Gonzaga. 
        Depois de passar pela Câmara onde foi velado o corpo do prefeito, o presidente Ivan Sartori visitou o fórum de Bariri, comarca em que atuou na década de 80. Segundo os servidores de Bariri, eles viviam, naquele instante, um conflito de sensações. "Hoje a cidade e o clima estão atípicos", disse-me uma servidora se referindo à alegria de ter o presidente Ivan Sartori no fórum e à tristeza pela morte prefeito Luiz Gonzaga.

        Sobre Jaú - Jaú é sede da 33ª Circunscrição Judiciária, integrada também pelas comarcas de Bariri, Barra Bonita, Dois Córregos, Macatuba e Pederneiras. A cidade tem 131.040 habitantes e a comarca conta com 52.918 processos em andamento. As cinco Circunscrições Judiciárias que integram a 3ª RAJ – Botucatu (23ª), Avaré (24ª), Ourinhos (25ª) e Bauru (32ª) e Jaú (33ª) – abrangem 29 comarcas. Na região vivem 1.359.198 milhões de habitantes e trabalham 1.981 servidores para 839.699 processos em andamento.        

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP