O inimigo pode estar em seus olhos, mas você não vê - fique atento
Como é maravilhoso enxergar a beleza do brilho do sol, do céu estrelado, do mar, da praia, das pessoas, dos alimentos que ingerimos e tudo mais que a vida oferece. No entanto, um checkup ocular é algo que, muitas vezes, as pessoas não pensam em fazer. Elas procuram o oftalmologista somente quando surge o problema. Cuidado, há um grande inimigo silencioso, perigoso e que pode levar à cegueira caso não seja tratado: o glaucoma.
Preocupado com a saúde ocular de seus servidores e magistrados, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da área da Saúde (SAS), realizou na manhã de hoje (24) a palestra Glaucoma: o inimigo silencioso, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), o médico Vital Paulino Costa. O evento integra a Campanha Nacional de Prevenção da doença e a data escolhida pela SAS levou em consideração a data de 26 de maio – Dia Nacional da Prevenção e Combate ao Glaucoma.
O médico explicou que o glaucoma não tem cura, é uma doença lentamente progressiva, mas se tratado corretamente evita que progrida. Caso contrário, pode levar à cegueira. Ele falou dos fatores de risco e orientou a plateia, respondeu a perguntas, tirou dúvidas e deu uma dica: "Quando for ao oftalmologista é fundamental que o paciente participe, pergunte qual é a pressão ocular e se o nervo óptico tem característica sugestiva de glaucoma."
De acordo com a informação da Abrag, 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma enfermidade crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for diagnosticado, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. O portador da doença não tratada, começa a perder a visão periférica, ou seja, quando olha para frente enxerga nitidamente os objetos que estão distantes, mas não consegue ver o que está nas laterais, como se o olho estivesse observando através de um tubo. Em casos mais avançados, a visão central também é atingida e o glaucoma pode evoluir pra a cegueira.
No final da palestra, Vital Paulino deixou uma mensagem: "não há prevenção do glaucoma, há prevenção da cegueira por glaucoma. Você só pode prevenir com o diagnóstico precoce. O checkup oftalmológico é muito importante; principalmente, após os 40 anos faça isso anualmente. Assim, vai evitar muitas outras doenças que afetam a visão, não somente o glaucoma".
O cirurgião-dentista e responsável pela Coordenadoria de Promoção à Saúde do TJSP, Marcelo Angotti, falou dos trabalhos que a SAS desenvolve, agradeceu ao médico pela palestra e aos dois personagens que interagiram com o palestrante e participantes – o homem-olho e a mulher-colírio. Ele convidou os servidores para que continuem participando das ações de saúde oferecidas pelo Tribunal.
Comunicação Social – LV (texto) / DS (fotos)