TJSP realiza a 61ª Páscoa Forense
A 61ª Páscoa da Família Forense foi realizada na manhã deste domingo (26), no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Cerca de 500 pessoas acompanharam a missa, que foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Região Sé, Dom Tarcísio Scaramussa. “Estamos aqui, na comunhão do Espírito Santo para celebrar esse momento tão significativo neste ano da fé. Este ano, a celebração da Páscoa Forense adquire sentido particular. Deus é um só, é a unidade de três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. A solenidade da Páscoa Forense tem o sentido da comunhão, fraternidade, amor, que nos faz ficarmos mais próximos de Deus”.
A primeira leitura foi realizada pela servidora da Secretaria Judiciária da Seção de Direito Privado, Maria Auxiliadora Lima Serafim, que falou sobre a criação do Universo e da ação de Deus. Já a segunda, foi feita pela funcionária da Secretaria da Saúde (SAS), Maria do Socorro Rodrigues, que trouxe a mensagem de que o homem teria se afastado de Deus e Cristo foi enviado para recriar a humanidade. A Oração dos Fieis foi lida pelo servidor da Secretaria da Administração (SAD), José Raimundo Geraldo.
Ao final, o presidente da Comissão da Páscoa Forense do TJSP, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, realizou agradecimentos aos presentes, ao sacerdote por sua “admirável e comovedora cerimônia e, principalmente, à Igreja Católica, que nos renova em tudo, inclusive na sabedoria e nas orientações”. Munhoz Soares ainda convidou os presentes à reflexão sobre a crise na Igreja e fez a leitura que “a Igreja é a própria crise; ela nasceu na crise da sexta-feira Santa; atravessou uma crise perene ao longo da história e continuará em crise até o fim do mundo”. Ele disse também que “a Igreja é contestada, criticada e até muitas vezes odiada, mas mesmo assim, quando as pessoas param um pouco para pensar, dão se conta que ela é a continuação histórica daquele que foi e é o Caminho, a Verdade e a Vida”.
O coral da Associação Atlética Banco do Brasil abrilhantou a cerimônia e, ao final, entoou Aleluia, de Handel. Um café da manhã foi servido aos presentes para um momento de confraternização.
A Páscoa da Família Forense é realizada há mais de meio século, com a celebração de uma missa que conta com a presença de desembargadores, juízes, funcionários e familiares, autoridades estaduais e municipais que se reúnem em torno da Eucaristia.
A Comissão da Páscoa Forense é composta pelos desembargadores Antonio Carlos Munhoz Soares, Zélia Maria Antunes Alves e José Geraldo Barreto Fonseca e pelos juízes Marco Fábio Morsello, Paulo Nimer Filho e Airton Vieira. À cerimônia estiveram presentes o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Gaspar Gonzaga Franceschini, representando o presidente Ivan Sartori; o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; a desembargadora Zélia Maria Antunes Alves e outros integrantes da Comissão da Páscoa Forense, magistrados, servidores e familiares.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / LV (fotos)