Cejusc de Lençóis Paulista divulga balanço
Instalado em julho de 2012, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Lençóis Paulista, neste quase um ano de funcionamento, conseguiu cumprir à finalidade para o qual foi instalado e atender à sociedade em seus mais diversos conflitos e ações que lá tem chegado.
Em dezembro do ano passado, por exemplo, uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) possibilitou a realização de um mutirão com os inadimplentes. Na oportunidade, foram enviadas 62 cartas de convocação para os mutuários, dos quais 27 compareceram e todos saíram com a sua divida equacionada. Nesse dia, o Cejusc contou com a presença de cinco conciliadores para orientar os mutuários a para que eles resolvessem suas pendências junto à CDHU.
Em outra oportunidade foram encaminhados pelas duas varas judiciais cíveis 19 processos de investigação de paternidade/negatória. Uma parceria firmada com o Laboratório DNAVIDA da cidade de Goiânia/GO possibilitou a realização de um mutirão com essas e outras ações. De posse de um kit enviado pelo laboratório e duas enfermeiras cedidas pela prefeitura, foi feita a coleta do sangue de 57 pessoas, entre mães, filhos e supostos pais. O laudo foi enviado em um mês.
Com o resultado dos exames e as audiências realizadas foram expedidos os mandados de averbação, estipulada a pensão alimenticia e regulamentados os horários de visitas.
Para divulgar o trabalho do Cejusc os responsáveis foram convidados pela emissora de rádio RM 87 (rádio comunitária) para participar em maio do "Projeto Bairro Legal", levando atendimento jurídico à comunidade do Bairro Júlio Ferrari. Na oportunidade, além da participação do Cejusc, houve o atendimento ao cidadão em diversos setores, como exames médicos, banco de empregos, banco do povo, corte de cabelo etc.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / Divulgação (foto)