O corpo em ação: caminhar para melhorar a qualidade de vida
Programa incentiva a prática de atividade física.
Em razão da natureza do trabalho executado, que demanda à maioria das pessoas passar boa parte do tempo sentada em frente ao computador, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), preocupado com a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores, tem investido em ações que motivem seus funcionários à prática de atividades físicas e à prevenção de doenças. Dentre as muitas iniciativas, destaca-se o programa Vamos Caminhar pela Saúde, sucesso desde sua implementação, em 2014.
O programa, que já está em sua 14ª edição, reúne servidores e magistrados dos diversos prédios do TJSP para uma caminhada em parques de São Paulo – a cada edição é escolhido um local diferente. A ideia é fazer um tour pelos parques da cidade, abrangendo todas as regiões e, dessa forma, alcançar o maior número de funcionários possível.
O secretário da Área da Saúde do Tribunal, Tarcísio dos Santos, explica que a iniciativa busca ressaltar a importância da atividade física na manutenção da saúde geral, bem como proporcionar o surgimento de novos vínculos de amizade. “O programa também proporciona uma maior interação social entre os servidores e magistrados participantes, o que, no nosso entender, reforça os laços existentes entre os funcionários e a instituição.”
A iniciativa já visitou diversos pontos de São Paulo (veja lista ao lado) e teve grande adesão dos servidores. Muitos funcionários criam laços de amizade durante os percursos e tentam participar, sempre que possível, das demais edições. “A iniciativa é muito boa, pois fazemos exercícios físicos e muitas amizades. Já nos organizamos para nos encontrar na próxima”, conta Neide Nakamura, que participou da caminhada no Parque da Aclimação, em agosto do ano passado.
O último local que recebeu as atividades foi o Parque do Carmo, na Zona Leste da Capital, no último sábado (24). Após exercícios de alongamento, os cerca de 45 servidores percorreram aproximadamente seis quilômetros, circundando o lago e apreciando a natureza e a beleza do local. Há 37 anos no TJSP, Lucia Gomes Severino, escrevente da 4ª Vara Criminal de Santo André, participou da caminhada pela primeira vez. “Não conhecia a ação e achei muito interessante. Gostei muito e gostaria de participar mais vezes.”
As caminhadas acontecem sempre aos sábados e são divulgadas periodicamente no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e na intranet do TJSP. Para participar, basta ficar atento aos canais de comunicação do Tribunal.
Benefícios – A caminhada auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e no aumento dos níveis do bom (HDL); contribui para evitar a ansiedade, a depressão, a osteoporose, a artrose, o acidente vascular e o câncer de intestino; auxilia no tratamento do diabetes e na oxigenação do cérebro; e, se praticada rotineiramente, libera endorfina – hormônio capaz de tranquilizar e dar a sensação de bem-estar.
Edições:
14/6/14 – Parque Ibirapuera
30/8/14 – Parque da Independência
11/10/14 – Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
20/11/14 – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret)
14/3/15 – Parque do Piqueri
24/5/15 – Elevado Presidente João Goulart (Minhocão)
29/8/15 – Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
7/11/15 – Parque Villa-Lobos
19/3/16 – Parque Ibirapuera
11/6/16 – Parque Estadual do Jaraguá – Pico do Jaraguá
13/8/16 – Parque da Aclimação
15/10/16 – Parque Ecológico do Tietê
11/3/17 – Jardim Botânico de São Paulo
24/6/17 – Parque do Carmo
N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 28/6/17.
Comunicação Social TJSP – VV (texto) / KS, divulgação, AC e GD (fotos)