Ribeirão Preto adere a projeto 'Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola'
Na tarde do dia 11 de junho, teve início, em Ribeirão Preto, o projeto Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola – uma iniciativa da Diretoria Regional de Ensino e do Poder Judiciário. A primeira instituição de ensino contemplada pelo projeto foi a Escola Estadual Professor Alcides Corrêa. O juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto, diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária, foi o responsável por organizar a visita à escola, juntamente com a dirigente regional Simone Maria Locca, a diretora da escola, Gizélia Delmonico e as professoras Rose Neide dos Santos, Liliana Braúlio da Costa Rocha, Kátia Cristina Dias da Silva e Gisele Cristina Gripa Dias.
Por meio do projeto, estudantes, com idades entre nove e 11 anos, têm acesso a informações ligadas à Justiça e ao desenvolvimento da cidadania. Os alunos aprendem a respeito da importância dos direitos e deveres inerentes a cada um na comunidade e também o valor da ética e da responsabilidade social.
Como material didático, é utilizada a ‘Cartilha da Justiça’, que faz uso de uma linguagem simples e de quadrinhos para explicar as funções do Poder Judiciário e das instituições a ele relacionadas, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e as Polícias Civil e Militar, além da advocacia.
A visita da última terça-feira também contou com a presença do promotor de Justiça Maurício Linz Ferraz, da defensora pública Patrícia Biagini Lopes, do oficial da Policia Militar do 51º BPM de Ribeirão Preto, capitão Marco Aurélio Gritti, do delegado de polícia Jorge Cury e do advogado Daniel Seixas Rondi.
De acordo com o idealizador do projeto, juiz André de Macedo, diretor do fórum de São Carlos, este ano, além do início das atividades em Ribeirão Preto (sede da 6ª RAJ), outra novidade foi o lançamento de um blog com informações sobre o andamento do projeto, fotos e artigos. Acesse: www.cjnaescola.blogspot.com.br
Comunicação Social TJSP – DS (texto / informações provenientes da 6ª RAJ) / Alex Leite Araújo (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br