Vereadores entregam título de 'Cidadão Ribeirão-pretano' ao presidente do TJSP
Sessão solene, realizada no salão do júri de Ribeirão Preto, reuniu integrantes dos três Poderes, servidores do Judiciário e população em geral
O fórum da comarca transformou-se, na noite da última quinta-feira (20), em Câmara de Ribeirão Preto. É que nessa noite, presidida pelo vereador Cícero Gomes da Silva, o salão do júri foi destinado à sessão que outorgou ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo o título de “Cidadão Ribeirão-pretano”. A homenagem, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 4/13.
A sessão de outorga reuniu vereadores, representantes da administração municipal e convidados do Judiciário. O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente da Câmara Cícero Gomes da Silva, seguido pelo juiz diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária Sylvio Ribeiro de Souza Neto, que destacou algumas das medidas tomadas pelo TJSP. “Esses dedicados funcionários voltaram a ter motivação e a sentir-se parte integrante do novo Tribunal de Justiça após o início de sua gestão. Dentre suas ações, destacam-se o respeito à data-base dos servidores, a atualização dos valores dos auxílios-alimentação e transporte; pagamento de verbas indenizatórias decorrentes de férias não gozadas, com preocupação aos servidores aposentados e com idade avançada, dentre outra tantas ações positivas, são fatos que há 20 anos não se via...”
O vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, destacou a simplicidade do homenageado. “Vi no senhor uma pessoa muito simples e constatei isso em cada servidor pela maneira carinhosa que se referem ao senhor.” Também fizeram uso da palavra o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, Irineu Jorge fava, o diretor da Escola Nacional da Magistratura Roberto Portugal Bacelar; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros Henrique Nelson Calandra e o presidente, em exercício, da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Assojuris) Carlos Alberto Marcos (Alemão).
Ao agradecer a outorga do título, o presidente Sartori não deixou de destacar a alegria que sentiu ao ser recebido pelos funcionários. Disse também que a homenagem não é sua é do Judiciário, seus integrantes e servidores: “Não sou eu quem dirige o Tribunal. Somos todos nós. O projeto Administração Participativa ouve juízes, parlamentares e servidores”. Ao se referir especificamente ao município e seus moradores falou que “Ribeirão Preto é uma cidade referência nacional. Sinto-me orgulhoso por ser recebido como filho da terra”.
À cerimônia compareceram o presidente da Câmara de Ribeirão Preto Cícero Gomes da Silva; o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, representando a prefeita; o deputado estadual Rafael Silva; o diretor da Escola Nacional da Magistratura Roberto Portugal Bacelar; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros Henrique Nelson Calandra; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Irineu Jorge Fava, representando o presidente; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados e coordenador da 40ª Circunscrição Judiciária Ituverava, desembargador Álvaro Augusto dos Passos; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; os desembargadores Regis de Castilho Barbosa, José Maria Simões de Vergueiro e Cyro Antonio Facchini Ribeiro de Souza; o presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil Ricardo Braga Monte Serrat; o juiz diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária Sylvio Ribeiro de Souza Neto; o juiz diretor da 2ª Região Administrativa Judiciária Araçatuba Márcio Eid Sammarco; o juiz federal da 4ª Vara federal e diretor da 2ª Subseção Judiciária Augusto Martinez Peres, os vereadores André Luiz da Silva, Maurício Menna Barreto Gasparini, Maurílio Romano e Samuel Zanferdini; o presidente em exercício da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Assojuris) Carlos Alberto Marcos (Alemão), o chefe de gabinete do TJSP Tarcisio dos Santos e o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; magistrados das comarcas que integram a 6ª Região Administrativa Judiciária, juízes assessores da Presidência do TJSP, integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública, das Polícias Civil e Militar, muitos servidores do Judiciário e munícipes de Ribeirão Preto.
Veja o vídeo.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br