TJSP assina parceria com a AFPESP na campanha ‘Doar é Legal - A Vida é Recarregável'
O Tribunal de Justiça de São Paulo assinou ontem (25) termo de parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) referente à campanha Doar é Legal – a Vida é Recarregável, do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), presidido por Claudia Conde Sartori e coordenado por Ana Raquel Orlando. O objetivo da campanha é despertar a consciência das pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
O desembargador Antonio Luiz Pires Neto, representou o presidente do TJSP, Ivan Sartori, e assinou o termo com o presidente da Associação, Antônio Carlos Duarte Moreira. A mesa de trabalhos também foi composta pelo 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Irineu Jorge Fava; pelo presidente do Conselho Fiscal da AFPESP, Luiz Sérgio Schiachero; pelo conselheiro Luiz Manoel Geraldes, que representou o presidente do Conselho Deliberativo da AFPESP; pelo desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva e pelo ex-presidente da AFPESP, desembargador Antonio Luiz Ribeiro Machado.
Antônio Carlos Duarte Moreira afirmou que a assinatura do termo é um evento histórico para a associação e destacou a relevância da parceria em uma campanha de grande interesse social. Para ele, a doação de órgãos não é uma prática comum entre os brasileiros “O retardamento que ocorre na retirada de órgãos de pessoas recém-falecidas é um problema sério e a falta de preparo em nossa cultura tem vitimado muitos daqueles que estão na fila, à espera de um transplante”, afirmou.
O desembargador Pires Neto, que também é integrante do Conselho Deliberativo da AFPESP, falou sobre o alcance que a parceria proporcionará para a divulgação da campanha Doar é Legal - A Vida é Recarregável. “A AFPESP tem mais de 240 mil associados e a boa vontade em participar deste programa. Dessa forma, a atuação da AFPESP dará força, prestígio e ajudará a levar esta campanha do Tribunal de Justiça ao sucesso que se deseja.”
Irineu Jorge Fava declarou que a Apamagis não poderia deixar de prestigiar o evento, uma vez que a entidade também é parceira do projeto. O desembargador contou sobre a experiência que teve há mais de 20 anos, na ocasião do falecimento de sua mãe. “Houve uma dificuldade na retirada dos órgãos e a doação não foi possível. Fiquei frustrado, não só pela perda, mas também por não conseguir que ela ajudasse outras pessoas”, disse.
A coordenadora do CASC, Ana Raquel Orlando, explicou como as pessoas podem participar da campanha, exibiu vídeos sobre a importância da doação de órgãos e sorteou camisetas. “Até o momento nossa campanha conseguiu a adesão de 7 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo, sendo que os demais tribunais do País conseguiram, juntos, 8.900 adesões. Nossa meta é chegar aos 10 mil doadores até o final do ano.”
Também prestigiaram o evento o desembargador William Marinho de Faria, diretores, coordenadores, conselheiros e associados da AFPESP.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br